Exposição de Aroeira leva autores do Fliaraxá para os corredores do Grande Hotel
Exposição 'Retratos do Aroeira', no foyer do Grande Hotel. Foto: Daniel Bianchini

Exposição de Aroeira leva autores do Fliaraxá para os corredores do Grande Hotel

  • Post category:Notícias

Os retratos criados pelo cartunista Aroeira ocupam diversos espaços do hotel em grande formato.

Mesmo sem a presença física no Grande Hotel de Araxá, os autores que fazem parte da história do Fliaraxá estarão por lá. A exposição com os retratos criados por Aroeira ganhou uma montagem especial: ocupa corredores, halls e outros espaços suntuosos do espaço que abriga o Festival desde 2017.

A convite de Afonso Borges, o cartunista e músico Renato Aroeira produziu belas imagens de mais de 50 autoras e autores que participaram ao longo das nove edições do evento. Segundo o chargista, a ideia inicial era criar poucas caricaturas. O projeto cresceu, ele empolgou. “Entendi esse trabalho que o Afonso me convidou para fazer como uma espécie de oásis. Eu estava de férias e sentava para começar o retrato de uma pessoa que lida com a palavra, com a ideia e com a empatia. Como leitor, sempre apaixonado pela leitura desde os quatro anos de idade, recebi essa missão com prazer e muita alegria”, revelou Aroeira em entrevista para o site do Fliaraxá.

PELO GRANDE HOTEL

O projeto expográfico foi pensado de modo que não gerasse qualquer tipo de aglomeração. As peças são de grande formato, medindo 1,85 x 85 e sustentadas por uma base de material reciclado.

Logo no foyer do Grande Hotel, o visitante encontra imagens do próprio Aroeira, acompanhado de Afonso Borges, Conceição Evaristo, Clarice Lispector, José Eduardo Agualusa. Os outros estão nos corredores que dão acesso ao teatro, corredor acesso aos thermas, elevador principal, Solar dos Araxás, corredor acesso à Sala Minas Gerais e ao restaurante. Mais dois totens estão na Livraria Nobel, onde ocorrem os lançamentos de livros presenciais.

Acesse aqui a programação completa.

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 400 autores participaram da programação.

IX FLIARAXÁ – FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ – 28 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2020

Transmissão virtual 24 horas pelo site e YouTube
www.youtube.com/fliaraxá
Informações: www.fliaraxa.com.br