Exposição “Retratos do Aroeira” conta história do Fliaraxá em retratos de escritores
Algumas das ilustrações da exposição "Retratos do Aroeira"

Exposição “Retratos do Aroeira” conta história do Fliaraxá em retratos de escritores

  • Post category:Notícias

Como contar nove anos do Festival Literário de Araxá em um contexto de distância física? Um desafio, já que centenas de escritores passaram por Araxá para falar de arte, cultura e, claro, literatura. Dessa forma, para ilustrar, literalmente, essa história, Afonso Borges, o idealizador do Fliaraxá, convidou o cartunista e músico Renato Aroeira para produzir retratos de alguns escritores e escritoras que passaram pelo evento durante os nove anos de realização. O resultado é a exposição “Retratos do Aroeira”.

Inicialmente, ela estava prevista para ocorrer nas ruas de Araxá, onde o festival se faria ainda mais presente no dia a dia da cidade. Entretanto, com a pandemia, a mostra ganhou formato digital e abrangência ainda maior. 

O desafio e o alívio do chargista

Um dos desafios que os artistas encontram é o de como usar a sua arte para criticar situações políticas, sociais e históricas e ainda passar um recado. “Como eu sou caricaturista e chargista, faço o tempo inteiro caricaturas de pessoas que, geralmente, estão fazendo coisas condenáveis, porque eu sou um crítico”, explica Aroeira. Ele publica charges principalmente sobre política e, recentemente, ganhou destaque por ser censurado ao desenhar o presidente Jair Bolsonaro associado à suástica do nazismo.

No meio do furacão, veio um respiro. “Entendi esse trabalho que o Afonso me convidou para fazer como uma espécie de oásis. Eu estava de férias e sentava para começar o retrato de uma pessoa que lida com a palavra, com a ideia e com a empatia. Como leitor, sempre apaixonado pela leitura desde os quatro anos de idade, recebi essa missão com prazer e muita alegria”, revelou Aroeira. 

Inicialmente a proposta era de quatro desenhos, agora são mais de 50 retratos que fizeram o artista reviver todas as personagens que admira desde a infância. 

Acesse aqui a exposição “Retratos do Aroeira” e viva também essa experiência. De A a Z, são nomes que passam por Aldir Blanc, Conceição Evaristo, José Agualusa, Nélida Piñon, Mia couto e Valter Hugo Mãe. 

Acesse aqui a programação completa.

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 400 autores participaram da programação.

IX FLIARAXÁ  FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ  28 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2020

Transmissão virtual 24 horas pelo site e YouTube

 www.youtube.com/fliaraxá 

Informações: www.fliaraxa.com.br

Texto por Jaiane Souza/Culturadoria