A palestra “Livro, poder e mercado” promete ser um dos destaques do 11.º Fliaraxá, trazendo à tona discussões sobre a relação entre esses três fatores. Com a participação de Simone Paulino, Rejane Dias e Kakay, o evento busca promover reflexões e diálogos sobre temas cruciais que permeiam o universo literário.
O encontro dos três escritores se deu, em um primeiro momento, porque Paulino e Dias são exemplos de mulheres editoras. Embora a mão de obra feminina em editoras seja abundante, o poder referenciado por Paulino diz respeito à propriedade editorial. Já Kakay passou a integrar o grupo por causa de sua personalidade bon vivant enquanto apreciador da poesia e dos livros. Sua participação traz reflexões sobre o papel da literatura como instrumento de transformação e contestação.
No caso de Simone Paulino, conhecida por seu trabalho como editora e gestora cultural, o poder conferido pelos livros é abordado em dois campos. O primeiro diz respeito ao poder que a literatura teve de transformar sua vida. Filha de pai e mãe analfabetos, tornou-se jornalista, escritora, crítica literária, editora, biblioterapeuta e mais – justamente por acreditar no poder da literatura. Sua atuação contribui para a diversidade e para o acesso à leitura, promovendo a inclusão de diferentes vozes e perspectivas. Além disso, ela também apresenta o poder a partir do ponto de vista do mercado.
No 11.º Fliaraxá, a palestra “Livro, poder e mercado” promete ampliar horizontes e enriquecer a compreensão do público sobre a importância da literatura em suas diversas dimensões. Será um espaço para troca de ideias, aprendizado e reflexão, em que Simone Paulino, Rejane Dias e Kakay irão compartilhar suas visões e experiências, buscando promover um diálogo crítico e inspirador sobre o universo dos livros e sua relação com a sociedade contemporânea. O evento será realizado no Auditório 1, a partir das 20h, do dia 7/7. O evento será sediado no Estádio Municipal Fausto Alvim e tem entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.
Simone Paulino é jornalista, escritora, editora. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), escreveu vários livros, entre eles, “Abraços negados em retratos” (2019), “Como Clarice Lispector pode mudar sua vida” (2017) e “O sonho secreto de Alice” (2013). Participou das antologias de contos Grafias Urbanas, Histórias Femininas, Olhar Paris e Escrever Berlim. Em 2015, criou a Editora Nós. E em 2022, a Nossa Éditions.
Rejane Dias é formada em Letras e Comunicação Social. Em 1997, fundou a Autêntica Editora, em Belo Horizonte, que deu origem ao Grupo Editorial Autêntica, um dos principais do mercado brasileiro. Atualmente, é diretora executiva deste.
Nascido em Patos de Minas, o mineiro Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) é um advogado criminalista brasileiro graduado em Direito pela Universidade de Brasília. É colaborador da Comissão de Direitos Humanos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Distrito Federal, e do Conselho Federal da Ordem.
O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.
Serviço:
11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo
Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”
Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Informações:
@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br
Informações para a Imprensa:
E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br
WhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro
31 9 9277-3238 – Laura Rossetti