Montagem da estrutura do 11º Fliaraxá (Foto: Afonso Borges)

Com sua 11ª edição marcada para julho, o Fliaraxá transforma a cidade mineira em um cenário cultural vibrante, impulsionando a economia local e colocando a cidade no mapa nacional

O Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – é realizado desde 2012 na cidade mineira. Em 2023, em sua 11ª edição, a estimativa é que o evento receba cerca de 35 mil pessoas ao longo dos 5 dias em que será realizado. A estrutura conta com três auditórios, grande livraria, área de leitura e lazer, num espaço de mais de 2 mil metros quadrados. Desta vez, a sede do evento é o Estádio Municipal Fausto Alvim, cuja fachada conta com a exposição “Muros Invisíveis”, feita por profissionais araxaenses para valorizar 43 professoras e professores negros da cidade. 

Robson Magela, prefeito de Araxá, conta que o Fliaraxá é mais que um evento, que se trata de um envolvimento cultural que proporciona momentos de grandes experiências ao público. “O Festival já é Araxá, é a nossa terra, concentra os maiores escritores do Brasil e do Mundo, demais expressões artísticas e tem um papel fundamental para disseminar a importância da literatura em nossas vidas, principalmente para as novas gerações”, conta Magela.

A maior parte dos recursos investidos no Fliaraxá pela CBMM, pelo Itaú e pela Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, fica na cidade de Araxá – seja na forma de contratação, geração de empregos, repasse direto ou outros meios. Álvaro César, representante da CBMM, companhia que apresenta o Fliaraxá, concorda com os ideais do evento, que pensa a cultura como elemento de transformação: “Esse é um evento que a cidade de Araxá gosta muito, então precisamos dar a ela esse presente”. Não apenas impactando o meio literário, o Fliaraxá também deixa sua marca na arte, na educação e na cidadania araxaense, demonstrando a responsabilidade social que o Festival tem com o município.

“Além da literatura, o Fliaraxá explora a fotografia, a pintura, a culinária, as artes cênicas, a troca de experiências e várias outras expressões artísticas que se espalham pela cidade, desde o participante de renome ao novo valor que foi descoberto”, conta Germano Afonso. Jornalista e Chefe de Gabinete do Prefeito de Araxá, ele reforça que o trabalho desenvolvido pelo Festival Literário na cidade mineira faz com que Araxá seja uma das principais referências no Brasil quando o assunto é cultura.

O Fliaraxá contribui significativamente para a economia da cidade de Araxá. O Festival atrai um grande número de visitantes de diferentes regiões, que se deslocam até o local para participarem do evento. Esses visitantes geram impacto econômico positivo na cidade, uma vez que consomem produtos e serviços locais, como hospedagem, alimentação, transporte e compras.

Durante o período do Festival, há um aumento significativo na demanda por esses serviços, o que beneficia diretamente os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços da região. Hotéis, pousadas, restaurantes, cafés e lojas em geral experimentam um aumento nas vendas e na ocupação, o que impulsiona a economia local.

Além disso, o Fliaraxá também promove a valorização da cultura e do patrimônio da cidade. Ao destacar a literatura e história local, o Festival incentiva o turismo cultural, atraindo pessoas interessadas em conhecer e explorar as riquezas patrimoniais de Araxá. Isso não apenas gera receita direta para os locais turísticos, como também fortalece a imagem da cidade como destino cultural e turístico. Raphael Rios, vereador da cidade mineira, afirma: “o Fliaraxá tem legado e grandes serviços prestados para a literatura e incentivo à leitura em Araxá. Coloca o nome da nossa cidade no cenário nacional e atrai grandes escritores ao município”.

São diversas as formas que o Fliaraxá impacta na economia local: protagonizando a cultura, impulsionando o turismo, estimulando o comércio, apreciando a produção cultural local e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Araxá – tudo isso aliado aos projetos de valorização e integração com a comunidade 

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliaraxa

Informações:

@‌fliaraxa www.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.brWhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro31 9 9277-3238 – Laura Rossetti