A programação da tarde do 11.º Fliaraxá nesta quinta-feira, 6 de julho, foi marcada por mesas de conversa com autores regionais, nacionais e internacionais. Eles discutiram, majoritariamente, os temas que o Festival pauta nesta edição: “Educação, Literatura e Patrimônio”.

Na programação regional, a Academia Juvenil de Letras de Araxá marcou presença na roda de conversa “A escrita literária e seus estilos”. Os jovens Maria Fernanda Borges, de 15 anos, Luís Felipe de Souza Vaz, 14, Matheus Schvartz, 15, e Cássio William, 15, contaram para o público como se interessaram pela literatura e compartilharam suas experiências de leitura.

Ainda na programação regional, ocorreram diversas mesas de debate sobre patrimônio – temas que o Festival aborda nesta edição –, como “A poesia como instrumento de defesa do Patrimônio”, com Heleno Alvares e Mara Senna e Nicole Lima. Também houve um bate-papo sobre dois livros de relevância para a comunidade araxaense: “Um século de histórias e memórias”, de Erilda Marques, e “Biografia de Wander Afonso Reis”, por Oswaldo Teixeira Afonso.

Patrimônio cultural e educação também foram temáticas que nortearam o bate-papo de Michele Arroyo com Cynthia Rocha Verçosa, dentro da programação nacional e internacional. “O patrimônio cultural, seja ele reconhecido ou não, é um espaço de formação e, portanto, de troca de conhecimento”, afirmou Michele, completando que Minas Gerais, historicamente, é um estado que une várias referências culturais e identitárias.

Por sua vez, Cynthia Rocha destacou a riqueza cultural e patrimonial de Araxá. “Só de patrimônio imaterial, nós temos mais de 20 grupos de congado, temos a Folia de Reis, artistas plásticos, escritores, além das especiarias culinárias, como doces e quitandas”, disse.

Já na programação infantojuvenil, a poeta Líria Porto, Autora Homenageada desta edição do Festival, conversou com o escritor e jornalista Cesar Campos sobre literatura para crianças e adolescentes. Além de discutir os desafios para despertar o interesse desse público pelos livros, os dois contaram sobre o que a criação literária significa na vida deles. “A escrita é meu oxigênio. Se eu não escrever, acho que não dá para sobreviver. É uma forma que eu encontrei de conversar comigo, saber o que está acontecendo dentro de mim. Eu acho que o escritor conversa consigo mesmo, querendo se comunicar também com os seus leitores”, afirmou a autora.

Para Cesar Campos, a escrita é necessária para dar vida às personagens que ele cria em sua imaginação. “Eu sempre penso que tem uma personagem que precisa de mim para ‘sair’. As minhas personagens têm uma espécie de vida própria. A beleza está aí, em deixar eles viverem.”, disse.

Sobre o 11.º Fliaraxá

Guiado pelo tema “Educação, Literatura e Patrimônio”, o 11.º Fliaraxá acontece até o dia 9 de julho, em formato figital – ou seja, de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro da cidade mineira; e digital, pelas redes sociais do evento. A estrutura do Fliaraxá inclui uma enorme livraria, três auditórios para debates e apresentações artísticas, espaço para crianças, área de gastronomia e palco para atrações musicais. Nesta edição, o Festival recebe presencialmente autores como Eliana Alvez Cruz e Líria Porto, que são as Autoras Homenageadas; Itamar Vieira Junior; Jeferson Tenório; Tom Farias; Juliana Monteiro e Jamil Chade.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho de 2023, quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: Programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

Informações:

@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

Jozane Faleiro – imprensa@fliaraxa.com.br – 31 9 9204-6367