No momento você está vendo Lançamento de livros é destaque na programação do Fliaraxá 2022
Ana Paula Dacota lança A mão é uma pista de voo (Foto: Elena Fragoso)

Lançamento de livros é destaque na programação do Fliaraxá 2022

  • Post category:Notícias

Destaque para os coletivos de mulheres que estão imprimindo sua marca na literatura com contos, poemas e histórias brasileiras

Está no DNA do Fliaraxá o lançamento de livros e novos autores e, nesta 10ª edição do Festival, não poderia ser diferente. Com o tema “Abolição, Independência e Literatura”, o evento traz assuntos urgentes que precisam ser debatidos: os 200 anos da Independência do Brasil e a Abolição da Escravatura.

Por meio desse tripé – literatura, independência e escravidão –, o público terá a chance de conhecer um pouco mais sobre esses acontecimentos históricos que marcaram nosso País e conhecer a visão de novos escritores sobre o tema.

Durante essa edição do evento, acontece o lançamento do livro  A mão é uma pista de voo, da escritora Ana Paula Dacota. A autora faz questão de destacar a importância do Fliaraxá e da oportunidade de lançá-lo presencialmente no evento. “A trajetória deste livro e a minha ficarão marcados de uma forma muito especial e bonita, pois fazer parte da programação deste ano representa para mim, como escritora negra, que estou no lugar certo e no momento certo. Esta feira está circunscrevendo em sua história o bicentenário da Independência, a Abolição da Escravatura e oferecendo ações de valorização da cultura, de que carecemos tanto, focando na valorização dos autores negros e da cultura negra.”

Escrito no auge da pandemia, A mão é uma pista de voo é o segundo livro de poemas de Dacota e traz reflexões sobre o amor, a solidão, os relacionamentos, as memórias, os encontros e desencontros. O livro é um breve e intenso resumo do cotidiano de muitas pessoas que tiveram de se isolar de tudo e de todos, mas que nos versos podem encontrar possibilidades de avivar lembranças e traçar novos caminhos.

Outro livro que nasceu durante a pandemia foi o Plantando borboletas, escrito pelo coletivo de mulheres Vira Verso, que também será lançado nesta edição do Fliaraxá. Plantando borboletas foi escrito por seis mulheres do centro-oeste de Minas que nunca conseguiram se reunir pessoalmente.

Aline Tavares, uma das co-autoras do livro, convidou as outras mulheres para dividir suas experiências naqueles tempos tão áridos, assim surgiu o Entre dores, amores e coronas. Plantando borboletas é o segundo livro do coletivo e, de acordo com Aline, “é um convite para quem se dispõe a plantar borboletas em tempos não favoráveis à metamorfose”.

Contos, crônicas, poesias e afins…

Os lançamentos reúnem os mais ecléticos gêneros literários

Outro livro que será lançado no Fliaraxá é o Cartas para Capitu, uma obra organizada por Izadora Fernandes e escrita por trinta e cinco mulheres, a maioria delas publicando pela primeira vez. A compilação de textos, em diversos formatos – prosa, poesia, ensaio, conto, quadrinhos, entre outros – é endereçada à personagem de Machado de Assis, um tributo à Capitu e às mulheres que não puderam falar sobre si.

Para quem gosta de contos com temas atuais, como o racismo e o autoritarismo, ou mesmo histórias   de   amor  e   terror,   sonhos   e   pesadelos,   crimes   virtuais   e internacionais, humor e suspense, a indicação é o livro de Roberto Márcio, Janelas visitadas. Nesta coletânea, atrás de diferentes janelas, vivem personagens com seus prazeres e alegrias, problemas e dilemas, comportamentos, atitudes e estilos dos mais diversos. Sonhos e segredos… Jornadas e experiências, de A a Z.

Roberto Marcio participa do Fliaraxá para lançar livro de contos “Janelas visitadas”

Ainda para quem gosta de ficção, destacamos o livro Perfume de sangue, obra em que o autor Flávio Ramos coloca personagens reais, como Joaquina de Pompéu, Maria Tangará, Tiradentes, Dona Hipólita, Padre Belchior, Dom Pedro I e outras personalidades do Império fazendo parte de uma trama ficcional envolvente e surpreendente. O encontro amoroso de Tiradentes com Maria Tangará provoca desdobramentos em fatos da Inconfidência Mineira e elucida o mistério que envolve o desaparecimento da cabeça de Tiradentes, retirada do alto do mastro em que foi exposta em Vila Rica e, como diz a lenda mineira, foi enterrada na cidade de Quartel-Geral.

Por fim, o livro de Ani Bittencourt e Iná Bittencourt: Gêmeos, Joio e Trigo. Trata-se de uma pesquisa profunda da vida dos gêmeos univitelinos. Muito se falou da parte fisiológica desses gêmeos que vêm ao mundo oriundos de uma única placenta, mas o que se vê nesse livro é mais o lado espiritual, a alma desses dois seres idênticos e que envolve muitos mistérios.

As gêmeas Ani e Iná Bittencourt lançam “Gêmeos, Joio e Trigo” no domingo, 15/05

Essas são apenas algumas obras das muitas que serão lançadas durante a 10ª edição do Fliaraxá. Confira a programação do Fliaraxá 2022:

Quinta-feira, 12 de maio

14h – Emyli Sousa e Alexis – Livro: Bagagem poética

14h – Silvano Dias – Livro: Autoconhecimento: a arte da superação. Como lidar com o medo da solidão

18h – Izadora Fernandes – Livro: Cartas para Capitu

18h – Cacá Gontijo – Livro: Necromance e a conquista do Planeta dos Dragões

19h – Wagner Matias de Andrade – Livro: Os limites da crença (e-book)

19h – Clarissa Nagli – Livro: Abrace a sua evolução

Sexta-feira, 13 de maio

14h – Rute Pena Ribeiro – Livro: Dona Floripes x Padre António

14h – José Rinaldo da Silva Trajano – Livro: A presença da Família Real no Brasil (1808-1821): contexto, transformações e consequências eclesiásticas

14h – Antônio Couto de Andrade – Livro: Parlamentarismo – Gestão de qualidade para o Brasil

16h – Erlândia Silva Pereira – Livro: Rodas de conversa dialógica: o processo de criação de uma metodologia de investigação e intervenção em saúde

16h – Renato Muniz – Livro: Embrulhe para presente

17h – Andreia Duarte – Livro: Acreditando no impossível

17h – Valéria Sieiro Conde Corrêa – Livro: Formulário fitoterápico Sinhô Mariano

17h – Jorge Matildes da Silva – Livros: Um homem apaixonado (em prosa e verso) e Brincando com as palavras, encontrando emoções (em prosa e verso)

18h – Flávio Ramos – Livro: Perfume de sangue

18h – Caroline Almeida – Livro: Dos buracos de tantas outras

Sábado, 14 de maio

13h – Roberto Marcio – Livro: Janelas visitadas

13h – Coletivo Vira Verbo – Livro: Plantando borboletas

13h – Adircilene Lerilda Batista e Silva – Livro: Baú de Estrela. Memórias

14h – Marina Alves – Livro: Sombras e assombrações

14h – Enisa Maybe – Livro: Caminhos do coração

14h – Sônia Martins – Livro: Nem te conto…

14h – Jordano Souza – Livro: Platô: poemas digeridos no caos

15h – Marta Neves – Livro: 3 barrigudinha 10 real

15h – Ana Oliveira – Livro: A bonequinha de pano

16h – César Campos – Livro: PAN-DE-MIA. Como falar com as crianças sobre tudo que aconteceu

16h – Ana Paula Dacota – Livro: A mão é uma pista de voo

16h – Glória Soraggi – Livro: Raízes: momentos e memórias

17h – Jeferson Tenório e Itamar Vieira Júnior – Sessão de Autógrafos

17h – Andreia Duarte – Livro: Acreditando no impossível

17h – Eduardo Lucas Andrade – Livro: Para morar perto do coração

18h – Else Dorotéa Lopes – Livro: Viagem literária e outros contos

18h – Fernando Humberto de Resende – Livro: Bom Despacho 300 anos: homens que a construíram

18:30h – Tom Farias – Sessão de Autógrafos

19h – Maria de Fátima Amorim – Livro: Amor, sabor e poesia

Domingo, 15 de maio

13h – Thaíse Santana – Livro: Mulher-Palavra

13h – Joarez França – Livro: Ecos daqui e dali

13h – Cassia Caryne – Livro: Sussurros da alma: crônicas e poemas

14h – Frederico Oliveira – Livro: Numa conversa com a dor eu sorri

14h – Débora Santirio – Livro: Luto por alguém que não existe

14h – Luiz Cláudio Pádua Netto – Livros: Do Beco das Flores aos becos do mundo; Vidas miúdas e Aquele abraço que não lhe dei

15h – Mayron Engel Rosa Santos – Livro: Haicai para ser humano

15h – Ani Bittencourt e Iná Bittencourt – Livro: Gêmeos, Joio e Trigo

Os lançamentos acontecem na Livraria do Barreiro no Grande Hotel. Rua Águas do Araxá, s/n, Barreiro, Araxá- MG.