Buscando oferecer uma imersão ainda mais profunda na Literatura e na Cultura como um todo, o Fliaraxá recorre ao uso da tecnologia para tornar o evento mais envolvente – e acessível. Com o mundo virtual se tornando cada vez mais presente fora das telas, o Festival proporciona diversas formas virtuais de interação com o público.

Ao implementar a ideia de tornar o Fliaraxá um evento “figital” – isto é, que integra o mundo físico com o digital –, a décima segunda edição do Festival Literário Internacional de Araxá também é transmitida on-line. Em sua décima segunda edição, o Festival mostra seu pioneirismo e transmite as palestras da programação em qualidade 4K.

A jornada do HD, formato que o Fliaraxá começou a gravar seus vídeos, passando pelo Full HD, utlizado até a edição de 2023, e chegando ao 4K representa um marco significativo na evolução da qualidade de vídeo, proporcionando uma experiência visual imersiva e rica em detalhes.

O 4K, também conhecido como Ultra HD, é o próximo nível na evolução da resolução de vídeos e proporciona uma experiência visual que captura detalhes com mais nitidez. Dessa forma, as transmissões ao vivo do 12.º Fliaraxá nesse formato conferem uma experiência visual mais detalhada, o que permite que o público se conecte com o Festival como se permitindo que o público se conecte com o conteúdo de forma ainda mais profunda. Isso também

Um ponto que alia o aprimoramento da transmissão dos vídeos do evento em 4K com a proposta do Fliaraxá é a abertura de leque que essa resolução apresenta para a equipe audiovisual do Festival, permitindo a criação de peças mais multifacetadas e histórias mais convidativas. Isso sem contar com a necessidade de ser atual para o futuro – ou seja, permitir que a qualidade seja alta para que, com o passar do tempo, as propriedades dos vídeos não sejam obsoletas, de modo que o conteúdo do Fliaraxá seja perente.

Todas as palestras são apresentadas ao vivo no YouTube e, logo após a realização, são disponibilizadas no canal do Fliaraxá. Ou seja: caso você não consiga estar presente, tenha perdido alguma palestra do Festival ou deseje rever algum debate, é só acessar o canal do evento no YouTube. O Fliaraxá conta com uma equipe de audiovisual qualificada que, além de registrar as palestras em vídeos, também trabalha para desenvolver peças que representam o Festival como um todo, retratando as palestras e, também, a programação musical, área gastronômica, livraria e o público presente.

Sobre o Fliaraxá

A CBMM apresenta, há 12 anos, o Festival Literário Internacional de Araxá, um festival literário com atividades acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas e em equilíbrio com a diversidade, economia criativa, raça, gênero e pessoas com deficiência. Toda a programação é gratuita, garantindo a democratização do acesso. O Fliaraxá tem, também, o patrocínio do Itaú, da Cemig e do Bem Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Participam, na qualidade de apoio cultural, a Prefeitura de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto, a TV Integração, a Embaixada Francesa no Brasil, o Institut Français e a Academia Araxaense de Letras. Todas as atividades do Festival são gratuitas, com a curadoria nacional de Afonso Borges, Tom Farias e Sérgio Abranches e curadoria local de Rafael Nolli, Luiz Humberto França e Carlos Vinícius Santos da Silva.

Serviço

12.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 19 a 23 de junho de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial na Fundação Cultural Calmon Barreto (Praça Artur Bernardes, 10 – Centro), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliaraxa
Entrada gratuita
Informações para a imprensa: imprensa@fliaraxa.com.br
Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002