No momento você está vendo Crônicas em tempos sombrios

Crônicas em tempos sombrios

  • Post category:Notícias

Por Denise Fernandes

No 3.° dia do Fliaraxá, Catita, cronista, poeta,  e autodenominada “escrevinhadora” é a mediadora da mesa “Crônicas em tempos sombrios”, com Adriana Falcão e Antonio Prata.

A mediadora destacou o tema desta edição do Fliaraxá,  “Abolição, Independência e Literatura”, pois acaba nos falando sobre dois tempos, a Abolição e a Independência, que sempre foram estudados como conquistas históricas. No entanto, a comemoração pela Abolição da Escravatura vem tendo seu significado alterado, até mesmo em razão da reivindicação da data pelos povos negros como um dia nacional de denúncia contra o racismo.

O escritor Antônio Prata fala sobre os tempos sombrios atuais e diz que o que vivemos atualmente no Brasil são tempos surpreendentes e inevitáveis. E, por mais que a gente queira achar que o que está acontecendo é um desvio de rota, quando observamos nossa história, é perceptível que todos os elementos sombrios já faziam parte de nossas raízes desde sempre.

Adriana Falcão complementa de forma um pouco mais conciliadora. Para ela, há uma pequena evolução em alguns desses campos, principalmente em relação ao feminismo. “Os tempos atuais acabaram por nos mostrar que algumas questões sombrias, que pareciam adormecidas, estavam mais vivas do que nunca, mas que, de certa forma, essa revelação foi importante até para podermos combatê-las”, enfatiza Adriana Falcão.

O Festival Literário de Araxá, que está em sua 10ª edição, é idealizado por Afonso Borges e  tem a curadoria de Tom Farias. A Patrona deste ano é Maria Firmina dos Reis, e o Autor Homenageado é Itamar Vieira Junior.

Os debates podem ser acompanhados na íntegra pelas redes sociais do Festival, no Instagram e Facebook, e no canal do Fliaraxá no Youtube, com acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=CqJgxiCD3Z8