No momento você está vendo Conheça as “cervejas literárias” que homenageiam os autores do 10.° Fliaraxá

Conheça as “cervejas literárias” que homenageiam os autores do 10.° Fliaraxá

  • Post category:Notícias

Cervejas artesanais com rótulos literários: esse é o resultado de uma parceria do 10.° Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – com a cervejaria Dutra Beer, de São Paulo. Batizadas de “cervejas literárias”, elas têm, estampados em suas latinhas, os rostos de quatro escritores que estão em evidência nesta edição do Festival: Maria Firmina dos Reis, a Patrona; Itamar Vieira Junior, o Autor Homenageado; Jeferson Tenório, autor convidado, que estará presencialmente em Araxá durante o evento; e Tom Farias, o curador.

Os desenhos dos autores foram feitos pelo ilustrador Vitor Borges. Já o design dos rótulos é resultado do trabalho do designer gráfico Breno Ribeiro, com base na direção de arte de Marlette Menezes, responsável pela concepção da identidade visual desta edição do Fliaraxá. As “cervejas literárias” estarão à venda na Livraria do Barreiro, instalação montada pelo Festival durante os dias em que acontece o evento – de 11 a 15 de maio. Conheça, a seguir, os autores que estampam os rótulos:

Maria Firmina dos Reis

Autora de Úrsula, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, Maria Firmina dos Reis nasceu em 1822, em São Luís do Maranhão. Autora de poesias, crônicas, contos, entre outros, Firmina produziu uma literatura engajada socialmente, posicionando-se contra a escravidão. Além de escritora, foi professora e chegou a fundar, na cidade de Guimarães, no Maranhão, uma escola mista – de homens e mulheres –, um ato revolucionário para a época.

Itamar Vieira Junior

Nascido em Salvador, em 1979, Itamar passou a ocupar um lugar de destaque na literatura brasileira contemporânea com seu romance Torto arado, publicado em 2019 e vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. Também publicou os livros de contos Dias, em 2012, e A oração do carrasco, em 2017, além de outros textos ficcionais em publicações nacionais e estrangeiras. Além de escritor, é geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Jeferson Tenório

Autor de O avesso da pele, vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário, Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é graduado em Letras e mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estreou na literatura em 2013 com o romance O beijo na parede, eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Em 2018, lançou seu segundo romance, Estela sem Deus. Além disso, tem textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e para o espanhol.

Tom Farias

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário e professor. É autor de uma série de livros sobre personalidades negras brasileiras, como Carolina Maria de Jesus (Carolina, uma biografia, de 2017); José do Patrocínio, importante figura do movimento abolicionista (José do Patrocínio, a pena da abolição, de 2019); e o poeta Cruz e Sousa, considerado um dos fundadores do simbolismo (Cruz e Sousa: Dante negro do Brasil, de 2008). Ele também é autor de romances, ensaios, artigos e roteiros.

O Ministério do Turismo e a CBMM apresentam em caráter de exclusividade o 10.º Fliaraxá, com o patrocínio da Cemig e do Itaú e apoio da Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Zema, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica, Central Única das Favelas – Cufa – de Araxá, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço:

10.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 11 a 15 de maio, de quarta-feira a domingo

Tema: “Abolição, Independência e Literatura”

Presencial e on-line – Transmissão em tempo real pelas plataformas do Festival: Youtube e Facebook do @fliaraxa

Locais: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo e Fundação Cultural Calmon Barreto.

Informações para a Imprensa:

Jozane Faleiro | 31 99204-6367 | jozane@sempreumpapo.com.br