Afonso Borges participa da 10ª Maratona de Leitura, em Portugal
O criador do Fliaraxá, Afonso Borges, participa da programação da Maratona de Leitura no dia 9 de julho (Foto: Drigo Diniz)

Afonso Borges participa da 10ª Maratona de Leitura, em Portugal

  • Post category:Notícias

O escritor e jornalista Afonso Borges desembarca em Portugal para participar da 10ª edição da Maratona de Leitura, que acontece no município de Sertã, entre 7 e 9 de julho. O evento, que neste ano tem como tema o Futuro, promove uma série de atividades, como mesas de debate com escritores, lançamentos de livros e oficinas, com o propósito de incentivar o conhecimento, a cultura e, principalmente, a leitura em voz alta.

Autor de livros como “O Menino, o Assovio e a Encruzilhada” (infantil) e “Olhos de Carvão” (contos), Afonso Borges participa do evento no dia 9 de julho, em dois momentos. Primeiramente, às 10h50, o jornalista lê em voz alta um texto de sua escolha na “Maratona de leitura: 24 horas a ler”. Como o nome indica, esta atividade do evento busca festejar a literatura, recebendo, ininterruptamente, ao longo de um dia, uma série de pessoas para ler a alta voz textos literários de qualquer gênero – poesia, ficção, romance, entre outros. As leituras acontecem no Cineteatro Tasso.

Em seguida, às 15h, Afonso faz a moderação da conversa “Para memória futura”, com o escritor João Reis e o filósofo e professor universitário Viriato Soromenho-Marques. O bate-papo ocorre na capela de Santa Maria Madalena. (Saiba mais sobre a Maratona de Leitura e sua programação clicando aqui.)

Durante a conversa com João Reis e Viriato Soromenho-Marques, Afonso fala também sobre sua experiência como empreendedor cultural. Além de escritor e jornalista, ele é criador e curador de dois festivais literários: o já conceituado Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que, neste ano de 2022, chegou à sua 10ª edição; e o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que terá sua segunda edição em outubro. Afonso é também o responsável pela criação e curadoria do Sempre Um Papo, um programa de debates com escritores e lançamento de livros que atua há 36 anos ininterruptos incentivando o hábito da leitura.