Acompanhe a programação da tarde do dia 29 no Fliaraxá
Heloisa Starling por Fernando Rabelo

Acompanhe a programação da tarde do dia 29 no Fliaraxá

  • Post category:Notícias

O segundo dia de atividades do IX Fliaraxá é também o primeiro dia de programação com autores araxaenses, de debater a língua portuguesa e temas latentes. Sendo assim, o evento recebe os autores Rafael Nolli, Luiz Ruffato, Tito Couto, Heloisa Starling, Ignácio de Loyola Brandão, Tom Farias Lilia Schwarcz e muito mais! Você confere as lives no nosso site e no canal do YouTube

O artista Calmon Barreto, patrono local do IX Fliaraxá, será tema da mesa, às 12h30, que contará com José Otávio Lemos, Glaura Teixeira Nogueira Lima e Luiz Humberto França. Às 14h, Vilma Cunha Duarte, João Victor Idaló e Rafael Nolli falam sobre a poesia araxaense e sobre gerações de talentos. Os escritores de Araxá vão falar sobre a produção literária na cidade. 

Logo em seguida, às 16h, a programação nacional/internacional toma conta do evento. Tem Bruno Vieira Amaral, Paulo Scott, Luiz Ruffato e Tito Couto. Eles vão falar sobre “A língua para contar: histórias de um povo e de um lugar”. Já às 17h, Lira Neto, Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Starling falam sobre a relação da literatura com a história. Ainda vão debater sobre a importância da ficção, da história, como escrever e o momento político atual que o Brasil enfrenta. 

Às 19h, Elisa Lucinda, Olinda Beja, Abdulai Sila e Tom Farias comentam e compartilham experiências de literatura, de identidade e de pertencimento. Você sabe quais sãos as suas origens? As raízes da sua família, de onde ela veio ou por onde passou? Essas e outras perguntas serão debatidas no encontro. Imperdível! 

Por fim, às 20h, haverá debate sobre a Gripe Espanhola e a pandemia hoje. No encontro, estarão presentes Heloisa Starling, Lilia Schwarcz e Afonso Borges. Eles vão fazer um paralelo entre a pandemia do coronavírus e a gripe que assolou o mundo em 1918. Além disso, as escritoras vão apresentar o livro “A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil”. 

Acesse aqui a programação completa.

 

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 400 autores participaram da programação.

IX FLIARAXÁ – FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ – 28 DE OUTUBRO A 1.º DE NOVEMBRO DE 2020

Transmissão virtual 24 horas pelos canais:

www.youtube.com/fliaraxá 

www.fliaraxa.com.br

Texto por Thiago Fonseca/Culturadoria