O congado araxaense Moçambique Rainha participará da abertura oficial da 12ª edição do Festival Literário Internacional de Araxá, o Fliaraxá, que será realizada às 18h do dia 19 de junho, quarta-feira. Para a ocasião, Moçambique Rainha convidou as lideranças de todos os congados de Araxá para fazer um cortejo que partirá do pórtico de entrada do evento logo após a cerimônia de corte de fita, passando pela livraria, chegando até o palco do Auditório 2, onde os curadores do evento – Afonso Borges, Carlos Vinicius Santos, Leo Cunha, Luiz Humberto França, Rafael Nolli, Sérgio Abranches e Tom Farias – discursarão. 

Os congados são grupos que promovem a congada: festas realizadas como cortejos que carregam as tradições históricas dos países africanos colonizados pelos Portugueses – como Congo, Angola, Moçambique. O evento faz parte do folclore brasileiro e traz consigo uma característica da sociedade brasileira: o sincretismo religioso. Esse ponto é representado pela homenagem feita aos santos do catolicismo a partir das tradições de religiões de matrizes africanas. 

Segundo um mapeamento da Fundação Cultural Calmon Barreto, local onde será realizado o 12.º Fliaraxá, Araxá conta com seis grupos de congado e cerca de trinta folias de reis em atividade. O acompanhamento é feito para acompanhar esses bens patrimoniais imateriais araxaenses junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), que visa à preservação de culturas populares do município.

O congado Moçambique Rainha, criado em 2002, expressou seu contentamento em fazer parte da cerimônia de abertura do 12.º Fliaraxá: 

“É uma honra fazer parte da abertura do maior festival literário do Brasil mais uma vez. Vai ser lindo. Dessa vez vamos cantar a Memória, a Literatura e a Diversidade dos povos das raças e da cultura, trazer um pouquinho de música e colorir ainda mais o Fliaraxá. Deixa o tambor ecoar, Moçambique Rainha acabou de chegar!”

Sobre o Fliaraxá

A CBMM apresenta, há 12 anos, o Festival Literário Internacional de Araxá, um festival literário com atividades acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas e em equilíbrio com a diversidade, economia criativa, raça, gênero e pessoas com deficiência. Toda a programação é gratuita, garantindo a democratização do acesso. O Fliaraxá tem, também, o patrocínio do Itaú, da Cemig e do Bem Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Participam, na qualidade de apoio cultural, a Prefeitura de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto, a TV Integração, a Embaixada Francesa no Brasil, o Institut Français e a Academia Araxaense de Letras. Todas as atividades do Festival são gratuitas, com a curadoria nacional de Afonso Borges, Tom Farias e Sérgio Abranches e curadoria local de Rafael Nolli, Luiz Humberto França e Carlos Vinícius Santos da Silva.

Serviço

12.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 19 a 23 de junho de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial na Fundação Cultural Calmon Barreto (Praça Artur Bernardes, 10 – Centro), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliaraxa
Entrada gratuita
Informações para a imprensa: imprensa@fliaraxa.com.br
Jozane Faleiro  – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002