As duas últimas edições do Fliaraxá foram momentos marcantes na vida do fotógrafo Gabriel Andrade, que atua nesse ramo desde 2017. Participar de um evento de proporções tão grandiosas é uma experiência única para ele, mas ainda mais especial é o fato de seu trabalho ganhar destaque na exposição “Muros Invisíveis”, que estampa rostos de pessoas negras em lonas brilhantes de três metros de altura.

A exposição “Muros Invisíveis – Educação”, instalada na fachada do Estádio Fausto Alvim, local de realização do evento, acompanha o tema do Festival, “Educação, Literatura e Patrimônio” ao apresentar fotografias de 43 professoras e professores negros de Araxá, ocupando os 100 metros de fachada do Festival, na Avenida Imbiara.

“Conhecer as pessoas homenageadas e dialogar com elas, com o intuito de compreender suas vivências e realidades, é uma experiência renovadora”, conta Gabriel. A troca de informações e a interação com indivíduos mais experientes e com trajetórias de vida ricas são recompensadoras e ampliam seu entendimento sobre o que significa ser uma pessoa negra atuante na sociedade. Gabriel afirma que enfrenta desafios diários em jornada de autodescoberta como pessoa negra, e esses encontros e diálogos enriquecedores são um impulso inspirador.

Além disso, Gabriel sente que suas fotos estão sendo não apenas vistas, mas também compreendidas. Suas imagens transmitem cores e beleza, e em conjunto com as artes de Matheus Black, fotógrafo com quem trabalhou em conjunto no desenvolvimento da exposição, trazem vida à cidade e renovam a esperança de que a arte e o amor possam curar o ódio no mundo.

A mostra “Muros Invisíveis” pode ser conferida ao longo da fachada do Fliaraxá, no Estádio Municipal Fausto Alvim, na Avenida Imbiara, no centro de Araxá. A entrada para conferir as atrações do 11.º Fliaraxá – que acontecerá entre os dias 5 e 9 de julho – é franca, mediante retirada de ingresso pela plataforma Sympla.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliaraxa

Informações:

@‌fliaraxa www.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br
WhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro
31 9 9277-3238 – Laura Rossetti