No momento você está vendo A negritude do 11.º Fliaraxá pelas lentes de Gabriel Andrade

A negritude do 11.º Fliaraxá pelas lentes de Gabriel Andrade

As duas últimas edições do Fliaraxá foram momentos marcantes na vida do fotógrafo Gabriel Andrade, que atua nesse ramo desde 2017. Participar de um evento de proporções tão grandiosas é uma experiência única para ele, mas ainda mais especial é o fato de seu trabalho ganhar destaque na exposição “Muros Invisíveis”, que estampa rostos de pessoas negras em lonas brilhantes de três metros de altura.

A exposição “Muros Invisíveis – Educação”, instalada na fachada do Estádio Fausto Alvim, local de realização do evento, acompanha o tema do Festival, “Educação, Literatura e Patrimônio” ao apresentar fotografias de 43 professoras e professores negros de Araxá, ocupando os 100 metros de fachada do Festival, na Avenida Imbiara.

“Conhecer as pessoas homenageadas e dialogar com elas, com o intuito de compreender suas vivências e realidades, é uma experiência renovadora”, conta Gabriel. A troca de informações e a interação com indivíduos mais experientes e com trajetórias de vida ricas são recompensadoras e ampliam seu entendimento sobre o que significa ser uma pessoa negra atuante na sociedade. Gabriel afirma que enfrenta desafios diários em jornada de autodescoberta como pessoa negra, e esses encontros e diálogos enriquecedores são um impulso inspirador.

Além disso, Gabriel sente que suas fotos estão sendo não apenas vistas, mas também compreendidas. Suas imagens transmitem cores e beleza, e em conjunto com as artes de Matheus Black, fotógrafo com quem trabalhou em conjunto no desenvolvimento da exposição, trazem vida à cidade e renovam a esperança de que a arte e o amor possam curar o ódio no mundo.

A mostra “Muros Invisíveis” pode ser conferida ao longo da fachada do Fliaraxá, no Estádio Municipal Fausto Alvim, na Avenida Imbiara, no centro de Araxá. A entrada para conferir as atrações do 11.º Fliaraxá – que acontecerá entre os dias 5 e 9 de julho – é franca, mediante retirada de ingresso pela plataforma Sympla.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliaraxa

Informações:

@‌fliaraxa www.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br
WhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro
31 9 9277-3238 – Laura Rossetti