Como é a língua portuguesa em Portugal?

Como é a língua portuguesa em Portugal?

  • Post category:Notícias

Chegou a hora de falarmos do português de Portugal, país responsável por levar a língua para vários outros pelo mundo, além de influenciar idiomas nativos e o surgimento de novas línguas e dialetos. A língua portuguesa em si começou a se formar no século III antes de Cristo e tem origem a partir da evolução do latim vulgar, idioma do Império Romano. Depois disso, outros quatro períodos foram determinantes para a sua formação: o românico, o do galego-português, do português arcaico e do português moderno, o que é falado atualmente nos países lusófonos. 

Sendo assim, ela foi adotada oficialmente em Portugal em 1290, pelo rei D. Diniz. Atualmente, é a quinta língua mais falada do mundo.

Outras línguas

Há ainda em Portugal outras línguas reconhecidas oficialmente. Entre elas a Língua Gestual Portuguesa, utilizada pelas pessoas surdas, e o mirandês. A segunda é falada no nordeste de Portugal desde a fundação do país e também é uma língua românica com origem no latim. Uma curiosidade é que, até 1884, era apenas uma língua oral, os registros escritos existem há pouco tempo, sendo o mais recente formalizado na Convenção Ortográfica de 1999.

Características do português de Portugal

Já apresentamos aqui algumas das principais diferenças entre o português brasileiro e o de Portugal. Elas são, em grande parte, no vocabulário, já que as mais de 1500 línguas nativas existiam no Brasil no começo da colonização. Sendo assim, muitas palavras são de origem indígena no português brasileiro, por exemplo. 

Outra característica bastante perceptível em Portugal é a fonética. A impressão é de uma fala mais fechada. Além disso, no Brasil, a letra “L” costumar ser substituída pelo “U” na hora de falar, como em “papel”. Em Portugal, a pronúncia da consoante na mesma palavra é clara. 

Neste artigo você confere outras diferenças e características típicas do português de Portugal, como acentuação de palavras e utilização dos pronomes e tempos verbais. 

Dicas

Confira aqui um vídeo sobre as diferenças entre o português brasileiro e o de Portugal. 

Neste especial da Folha de São Paulo você confere uma série de vídeos sobre a língua portuguesa no mundo. 

Autores de Portugal no IX Fliaraxá

São nomes confirmados nesta edição Valter Hugo Mãe, Bruno Vieira Amaral, Gonçalo M. Tavares, António Araújo,  João Luís Barreto Guimarães, José Luís Peixoto, Tânia Ganho, Teolinda Gersão, Onésimo Teotónio de Almeida, Afonso Cruz, Yara Monteiro.

Acesse aqui a programação completa e se programe para não perder as mesas com os convidados. 

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto, e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 400 autores participaram da programação.

IX FLIARAXÁ  FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ  28 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO DE 2020

Transmissão virtual 24 horas pelos canais:

 www.youtube.com/fliaraxá 

Informações: www.fliaraxa.com.br

Texto por Jaiane Souza/Culturadoria