A temática se relaciona com a obra "Ao Brasil, com amor", escrita pelos autores enquanto viviam no estrangeiro

O 11.º Fliaraxá, a ser realizado entre os dias 5 e 9 de julho, conta com uma programação rica e diversa. Entre os destaques do evento, a mesa de debates “Cartas do estrangeiro: considerações sobre a inserção do país no mundo pela correspondência de dois brasileiros no estrangeiro” será apresentada por Jamil Chade e Juliana Monteiro. Ambos são autores do livro “Ao Brasil, com amor”, uma obra que utiliza a correspondência como forma de explorar a inserção brasileira no contexto global.

Esse promete ser um momento de reflexão e descoberta sobre o processo de escrita dos dois autores, além de suas motivações pessoais e da própria parceria. Chade e Monteiro trarão à tona suas experiências pessoais e detalhes de como suas correspondências abordam o assombro do mundo contemporâneo.

“Ao Brasil, com amor” é uma coletânea de cartas entre os autores para abordar questões políticas, sociais e culturais relacionadas ao Brasil e ao mundo. O livro é composto por uma série de cartas trocadas entre Chade e Monteiro enquanto viviam no exterior e revela suas perspectivas, seus desafios e suas reflexões sobre a identidade nacional e a inserção do Brasil no cenário internacional.

A palestra no 11.º Fliaraxá será uma oportunidade para Jamil Chade e Juliana Monteiro compartilharem mais detalhes sobre o processo de escrita do livro, as motivações por trás da troca de correspondências e os temas abordados em suas cartas. 

A palestra “Cartas do estrangeiro: considerações sobre a inserção do país no mundo pela correspondência de dois brasileiros no estrangeiro” será realizada às 15 horas da sexta-feira, dia 7/7, no Auditório 1. O evento será sediado no Estádio Municipal Fausto Alvim e tem entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.

Jornalista e escritor, Jamil Chade é correspondente na Europa há duas décadas e tem seu escritório na sede da ONU em Genebra. Com passagens por mais de 70 países, Chade vive na Suíça desde 2000. É autor de sete livros, três dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti. Entre os prêmios recebidos, o jornalista foi eleito duas vezes como o melhor correspondente brasileiro no exterior pela entidade Comunique-se. Chade é embaixador do Instituto Adus, conselheiro do Instituto Vladimir Herzog e membro da comissão de Liberdade de Expressão da OAB-SP.

Juliana Monteiro é jornalista e escritora nascida em Brasília, cidade onde manteve, por uma década, a livraria Rayuela, um espaço cultural em que foi livreira, fomentadora e curadora da produção de escritores e artistas em geral. Recentemente, lançou com o jornalista Jamil Chade o livro “Ao Brasil, com amor”, em que trocam cartas durante o período que vai do verão europeu pós-vacina até a véspera da eleição brasileira de 2022. Juliana mora atualmente em Roma e escreve para a Revista Pessoa, sediada em Portugal.

 O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

Informações:

@fliaraxawww.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br
WhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro
31 9 9277-3238 – Laura Rossetti