Esse ano o Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – está em sua 10ª edição e, para celebrar esse importante marco, quem chega ao evento tem a oportunidade de conhecer um pouco da história do Festival, mostrado em uma exposição comemorativa.

E nesses 10 anos, passaram pelo Fliaraxá centenas de autores e milhares de pessoas que contribuíram para o sucesso que se tornou o evento.

Já foram temas do Fliaraxá:

2012 – “Juventude, Literatura e Experiência”, com a presença de 25 autores, reunindo 6 mil pessoas na plateia.  Ziraldo foi o autor homenageado nesta primeira edição.

2013 – “A Viagem na Literatura”, nesta edição, o evento recebeu 44 autores e público de 8 mil pessoas. A escritora e poeta Adélia Prado foi a autora homenageada.

2014 – “Leitura para um Mundo Melhor”, passaram pelo evento mais de 11 mil pessoas e 40 autores.  O escritor Luiz Vilela foi o autor homenageado.

2015 – “Imagina o Livro, Imagina a Cidade”, contou com 60 autores, 15 mil espectadores e homenageou a escritora Lya Luft.

2016 – “O Amor, a Leitura e as Diferenças” foi o tema deste ano. Cerca de 17 mil pessoas assistiram ao Festival e que teve como autor homenageado Milton Hatoum.

2017 – “Língua, Leitura e Utopia”, o Festival recebeu 25.776 pessoas, 80 autores, oferecendo 125 atividades. Foi criado, também, na área externa do hotel, o “Fliaraxá Gastronomia”. Nesse ano o Fliaraxá homenageou Mia Couto.

2018 – “Alma, Leitura e Revolução”, que contou com a presença de 120 autores e mais de 27 mil pessoas prestigiando o evento. As escritoras Ana Maria Machado e Marina Colasanti foram as autoras homenageadas.

2019 – “Literatura, Leitura e Imaginação” foi o tema escolhido para a 8ª edição do Fliaraxá e  reuniu cerca de 30 mil pessoas durante os cinco dias do evento. O escritor Valter Hugo Mãe foi o autor homenageado.

10.° Fliaraxá exibe exposição sobre a história do Festival (Foto: Drigo Diniz)

2020 – “Arte, Leitura e Tecnologias”, neste ano o Fliaraxá aconteceu em formato phygital, sendo apresentado de forma presencial e virtual em razão da pandemia. O público foi contabilizado pelo número de alcance nas redes sociais. Neste ano, a programação do Festival permaneceu no ar por 24 horas, totalizando 101 horas de programação contínua. O público só pode ser contabilizado pelo alcance das redes sociais.

2022 – “Abolição, Independência e Literatura” – A 10ª edição do Fliaraxá também acontece no formato phygital. Parte dos debates são transmitidos virtualmente e conta também com a programação presencial com prêmio de redação, oficinas, exposições, livraria e loja com produtos do Fliaraxá.

O Fliaraxá também poderá ser acompanhado por pessoas de outros países de língua portuguesa, como Portugal e Angola, pois será transmitido pelas redes sociais de outros festivais que são parceiros do evento.