Os patronos do Fliaraxá, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto e os homenageados José Eduardo Agualusa e Conceição Evaristo são destaques deste sábado, dia 31. O penúltimo dia de programação contará ainda com mesa sobre fazer cultura no modo pandemia e tecnologia e arte. Por fim, Afonso Borges e Raquel Alvarez conversam e exibem o curta “Olhos de Carvão”, inspirado em conto do livro homônimo do criador do Fliaraxá. 

A maratona com e sobre os homenageados começa às 17h. Nélida Piñon e Marina Colasanti conversam com Simone Paulino sobre a patrona Clarice Lispector. No bate-papo Marina vai falar da relação de amizade que teve com a escritora, que completa o centenário em 2020. Além disso, vão fazer uma análise sobre a obra de Clarice e explicar o legado que a autora deixou para a literatura brasileira. Logo depois será a vez de Agualusa. Parceiro antigo do Fliaraxá, ele estará com Afonso Borges às 19h. Em seguida, homenageada Conceição Evaristo fala sobre literatura e atualidade. 

O conto “Na divisa, os olhos de carvão em Celeste”, que inspira o título do livro Olhos de Carvão, de Afonso Borges, ganha agora um curta-metragem. A direção, a adaptação, o roteiro e, por fim, a montagem são de Raquel Alvarez. No elenco, Joana Ribeiro e Odilon Esteves. Dessa forma, às 21h, haverá uma pré-estreia com transmissão ao vivo do curta, além de uma conversa com o escritor e com a cineasta.

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 400 autores participaram da programação.

IX FLIARAXÁ – FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ – 28 DE OUTUBRO A 1.º DE NOVEMBRO DE 2020

Transmissão virtual 24 horas pelos canais:

 www.youtube.com/fliaraxa 

www.fliaraxa.com.br

Texto por Thiago Fonseca/Culturadoria