Conhecido pelo  trabalho como ator, Antônio Fagundes tem ainda uma faceta que muitos desconhecem: a de escritor. As peças  Pelo Telefone, de 1980, e Sete Minutos, de 2002,  por exemplo, são de autoria dele. Mas foi com o papel do editor Alberto, na novela Bom Sucesso, que o incentivo ao hábito de leitura e o amor aos livros ficaram mais explícitos. Assim, Fagundes foi escolhido a personalidade literária do ano no IX Fliaraxá.

Ele participará do festival na noite de abertura, dia 28 de outubro, às 20h, em uma conversa que também terá a participação do escritor português Valter Hugo Mãe e a mediação de Afonso Borges.

No dia 20 de julho de 2020, o ator participou do Projeto Sempre Um Papo em Casa. Ao lado de Afonso Borges e Rodolfo Vaz, falou sobre “A vida como ela é/será”.  É claro que abordou a importância que a literatura tem na vida dele, a relação com os livros, o teatro e a vida.

Pensamento, obra e vida

“Confesso que estou mais angustiado pelo o que está acontecendo politicamente, socialmente e economicamente com o país do que propriamente com essa pandemia. Eu acho que, de uma forma ou de outra, nós vamos resolver. Será uma solução positiva. A vacina vai aparecer. O resto vamos ter de arregaçar as mangas e enfrentar a devastação que o nosso país está sofrendo em todas as áreas”, disparou. 

O amor de Antônio por livros também foi registrado no encontro. “O livro físico fez parte da minha vida. Não só por prazer, mas também para estudar. Deixei de comer muitas vezes para comprar um livro. Eu ainda não consegui abandonar o prazer de ter um livro.” Ele e Afonso falaram também do projeto da biblioteca que o ator construiu com a ajuda do idealizador do Sempre Um Papo. O espaço fica em Ourinhos-SP. 

Por fim, Antônio Fagundes destacou que temos de nos agarrar à arte para sobrevivermos. “Sou realista. As coisas não tendem a melhorar. Se a gente ficar atento, elas não pioram. Vamos ter muito trabalho sim. As coisas estão sendo destruídas a olhos vistos. Dessa forma, agora é o momento da solidariedade e de fazer o que pode pelo outro.”

 

 

Antônio Fagundes

Clique aqui e confira o programa completo. Antônio Fagundes começou a carreira de ator em 1963, aos 13 anos. Hoje tem 71 anos e dedica a vida  à arte. Dessa maneira, fez inúmeras novelas e filmes, além de ser diretor, produtor, roteirista e dublador.