Performance celebra os 40 anos de existência do grupo dirigido pela bailarina Suely Machado

O grupo de dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte, chega em Araxá para apresentar o espetáculo “Sem Lugar”, inspirado na obra de Carlos Drummond de Andrade. A performance integra a programação do 10.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá –, que ocorre de 11 a 15 de maio, de forma presencial e on-line. A apresentação, que é gratuita assim como as demais atrações do evento, acontece no sábado, dia 14, às 20h, no Palco Jeferson Tenório, localizado na área interna do Teatro Municipal Maximiliano Rocha, no Centro de Araxá.

A participação do Primeiro Ato no 10.° Fliaraxá ocorre no ano em que o Grupo celebra seus 40 anos de existência, marcados pela ação contínua no cenário artístico brasileiro, com produções, espetáculos, turnês, ações de formação e de intercâmbio de artistas. “Nós ficamos muito felizes ao receber o convite do Afonso Borges (idealizador e curador do Fliaraxá) para comemorar os 40 anos do Primeiro Ato. São 40 anos de um grupo e de uma escola que tem repertório, coisa que no Brasil é muito difícil”, afirma a bailarina Suely Machado, diretora do Primeiro Ato.

Além disso, em outubro de 2022 completam-se 120 anos do nascimento de Carlos Drummond, considerado um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. É justamente na obra dele em que se baseia o espetáculo “Sem Lugar”, que aborda temáticas como o amor, o erotismo e o tempo. Além disso, a performance traduz a concepção de Drummond sobre o homem, que sofre com a dificuldade de se encaixar, e que lida, inevitavelmente, com a solidão, a fragmentação e o vazio.

O Primeiro Ato tem o propósito de investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos, que exploram o diálogo entre as artes. Isso acontece através da colaboração entre bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos, arquitetos, músicos, entre outros, em processos de pesquisa, encenação e produção. Por toda sua trajetória artística de alcance internacional, o Primeiro Ato é considerado um patrimônio cultural material e imaterial de Belo Horizonte.

10.° Fliaraxá

O Ministério do Turismo e a CBMM apresentam em caráter de exclusividade o 10.º Fliaraxá, com o patrocínio da Cemig e do Itaú e apoio da Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Zema, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica, Central Única das Favelas – Cufa – de Araxá, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço:

10.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 11 a 15 de maio, de quarta-feira a domingo

Tema: “Abolição, Independência e Literatura”

Formato phygital – transmissão em tempo real pelas plataformas do Festival: Youtube e Facebook do @fliaraxa

Locais: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo e Fundação Cultural Calmon Barreto.

Informações para a Imprensa:

Jozane Faleiro | 31 99204-6367 | jozane@sempreumpapo.com.br