Lula Ribeiro e Sérgio Rodrigues se reencontram no evento em que se conheceram por intermédio da música e da literatura

Em um determinado momento da sétima edição do Fliaraxá, o cantor e compositor Lula Ribeiro cantava “Só porque eu não sei nadar” ao lado de Sérgio Rodrigues, Ondjaki, Afonso Borges, Cristóvão Tezza e Luiz Ruffato. Enquanto o músico se apresentava, Rodrigues declamou um trecho de “Fado tropical”, composição de Chico Buarque. Na ocasião, o encontro entre Lula e Sérgio criou laços que perpetuam uma amizade permeada pela literatura e pela música.

Quatro edições depois, o Fliaraxá recebe os dois amigos para falar sobre essa temática que os une na palestra “Literatura e Música”. Esse encontro acontece na cidade e no evento onde Lula Ribeiro e Sérgio Rodrigues se conheceram. Dessa parceria, nasceram mais de trinta canções e um álbum gravado.

Lula Ribeiro e Sérgio Rodrigues promovem o debate “Literatura e Música” às 16h de sexta-feira, dia 7/7, no Auditório 1. O evento será sediado no Estádio Municipal Fausto Alvim e tem entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla. Além da palestra ao lado de Rodrigues, Lula se apresenta na quinta-feira, dia 6/7, com o percussionista Marco Lobo, no palco do 11.º Fliaraxá.

Sérgio Rodrigues é escritor, jornalista, crítico literário e roteirista de TV. Colunista semanal de língua e linguagem da Folha de S. Paulo, é autor de diversos livros de ficção e não ficção.

Cantor e compositor sergipano, começou sua trajetória musical, em sua cidade natal, Aracaju (SE). Em 1986 passa a morar no Rio de Janeiro e, há 18 anos, reside em Belo Horizonte. Lançou trabalhos com os artistas Paulo Lobo, Irineu Fontes, Moska, Luiz Melodia, A Cor do Som, Kleiton & Kledir, Doces Cariocas, Edu Krieger, Vander Lee, Zé Renato, Sá & Guarabyra e Bossacucanova, embrião do projeto “Lula Ribeiro Convida”, lançado em 2010 em Belo Horizonte e há sete anos também em Aracaju, onde já dividiu o palco com Flavio Venturini, Zeca Baleiro, Vander Lee, Fernanda Takai, Flávio Renegado, Roberta Campos, entre outros. Em 2018, lançou o CD “O amor é sempre assim”, última produção do baixista Arthur Maia, em que apresenta parcerias com compositores com Zeca Baleiro, Vander Lee, Pierre Aderne, Gabriel Moura, Paulinho Pedra Azul, Alexandre Nero, e outros, e participações especiais de Zeca Baleiro, Chico César, Flavio Venturini, Fernanda Takai, Tony Bellotto e Flávio Renegado. Durante a pandemia, lançou alguns singles e EPs em parceria com Zeca Baleiro, Kleiton & Kledir, Zé Renato, Sergio Guizé e Paulinho Moska, além de “Primeiro amor”, o primeiro single do seu mais recente álbum “Vida haverá”, lançada no fim de 2022, com todas as canções compostas em parceria com Sérgio Rodrigues.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

Informações:

@fliaraxawww.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br
WhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro
31 9 9277-3238 – Laura Rossetti