Por Letícia Finamore

Na tarde desta quinta-feira, o Auditório da Biblioteca do Centro Cultural Uniaraxá recebeu a palestra “Longevidade – Uma conversa com a Geração Prateada”, que reuniu o psicanalista Eduardo Lucas Andrade e a educadora física e escritora Clarissa Nagli. A atividade teve mediação de Mirthes Mirian.

O encontro trouxe ao centro da discussão a produção literária iniciada na maturidade. Clarissa compartilhou sua trajetória como escritora, iniciada aos 60 anos, e falou sobre o lançamento de seu quinto livro, no qual reforça a importância do movimento e da atividade física na vida das pessoas. Eduardo, por sua vez, destacou como a psicanálise enxerga os desejos e observou que, cada vez mais, os idosos têm se permitido expressar essas vontades em vez de reprimi-las. Autor de obras técnicas e infantis, ele também lembrou sua atuação junto a academias literárias e projetos com escolas públicas, reforçando que a longevidade abre espaço para novas vozes e olhares.

A conversa mostrou como a literatura – seja enquanto escritor ou leitor – pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida, e como a chamada “Geração Prateada”, nome que se refere ao acinzentado dos cabelos grisalhos, encontra na escrita, cada vez mais, uma forma de se reinventar e de compartilhar experiências. Confira o bate-papo entre Mirthes Mirian, Clarissa Nagli e Eduardo Lucas Andrade:

 

 

Sobre o 13.º Fliaraxá

O 13.º Fliaraxá ocorre de 1.º a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento acontece em mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades do Festival são gratuitas.

Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.

 

Serviço:

13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1.º a 5 de outubro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliaraxa
Entrada gratuita