O reconhecimento foi concedido este mês pela Câmara Municipal de Araxá

(Foto por @alnereis)

No mês que antecede a realização de sua 13ª edição, o  Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá – recebeu um importante reconhecimento: foi incluído no Calendário de Eventos Oficias do Município. A inclusão é fruto do Projeto de Lei n. 162/2025, de autoria do vereador Raphael Rios, que foi aprovado no dia 2 de setembro durante a 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araxá.

A inclusão do Fliaraxá no calendário oficial do município é um importante reconhecimento para o festival, que acontece anualmente, desde 2012, na cidade mineira. Criado pelo jornalista e empreendedor cultural Afonso Borges, o evento busca incentivar o hábito da leitura, valorizar e difundir a literatura brasileira contemporânea.

“Esse título que a Câmara outorga ao Fliaraxá é muito mais importante do que se pode imaginar, porque é uma cidade reconhecendo um festival cultural e sua importância como parte oficial do seu calendário. Só tenho a agradecer e dizer que vamos continuar realizando festivais literários cidadãos, integrados à contemporaneidade, trazendo sempre o melhor, de mais qualidade literária e artística para Araxá”, afirmou Borges.

13.º Fliaraxá

A 13ª edição do Festival vai ocorrer este ano, de 1.º a 5 de outubro, com o tema “Literatura, encruzilhada e memória”. O evento acontece no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá  com mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outrss. Todas as atividades do Festival são gratuitas.

Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.