
(Foto: Crys Jardim)
Fernando Braga de Araújo é natural de Araxá, tem 84 anos e é o membro mais antigo da Academia Araxaense de Letras, onde tambem foi presidente. Advogado e pecuarista, ocupou cargos relevantes como Superintendente do Grande Hotel, Secretário de Turismo e as presidências do Codema, Clube Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto, quando implantou a Escola Municipal de Música e o Museu Sacro.
Autor de sete livros, Fernando ficou conhecido nacionalmente pelo livro “Araxá Põe a Mesa”, sucesso de vendas em todo o Brasil e que já está na quinta edição. A coleção em três volumes resgata a história gastronômica da cidade, reunindo receitas das famílias tradicionais. “Contei com a colaboração de muitas mulheres da sociedade de Araxá ou mesmo descendentes de imigrantes. Elas já se foram, mas o legado ficou para as novas e futuras gerações”, comenta Fernando.
Fernando Braga de Araújo sempre teve a preocupação com a causa social e cedeu os direitos autorais de alguns dos seus livros para a Associação das Auxiliares do Lar. Já o “Araxá Põe a Mesa” durante muito tempo fez parte de campanhas de arrecadação de fundos para o Hospital Mario Penna, instituição filantrópica localizada em Belo Horizonte, especializada no diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer.
Para Afonso Borges, presidente do Fliaraxá, a escolha do nome de Fernando Braga como autor homenageado aconteceu naturalmente, motivado “pela sua trajetória de vida e envolvimento às causas sociais, dedicação à gastronomia, uma das riquezas de Minas, não poderia ser diferente. Além disso, reforça a antiga e sólida parceria do Fliaraxá com a da Academia de Letras”, afirma.
Outros capítulos importantes na vida de Fernando são a Associação das Auxiliares do Lar e o Clube da Cozinha, fundados por ele. A associação nasceu em 1985, possui sede própria no bairro Urciano Lemos e atua na valorização da classe. No Clube, a primeira diretoria foi formada em 1993, com Fernando na presidência: “O Clube é um patrimônio de Araxá e as reuniões ao longo destes mais de 30 anos, alicerçaram nosso aprendizado. Tenho boas recordações dos nossos encontros.”
Sobre o 13º Fliaraxá
O 13º Fliaraxá acontece no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá, e conta com mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outros. Todas as atividades do festival são gratuitas.
Há 13 anos, a CBMM apresenta o Fliaraxá – Festival Literário Internacional de Araxá, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e apoio cultural Centro Cultural Uniaraxá, TV Integração e Academia Araxaense de Letras.
Serviço:
13º Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá)
De 1 a 5 de outubro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita