
O ator Odilon Esteves é um dos nomes presentes da programação do 11.º Fliaraxá. Nos dias 7 e 8 de julho, Esteves abrirá as mesas de conversa declamando trechos de obras dos autores presentes e homenageados do Festival. A escolha de cada excerto foi feita pelo próprio ator, que seguiu alguns critérios para a seleção. Para os autores Mário de Andrade e Líria Porto, o parâmetro de seleção foi afetivo, dada a admiração de Odilon por essas personalidades. Já no caso dos demais nomes confirmados, o critério buscou prestigiar os trabalhos mais recentes de cada autor, com exceção de Carla Madeira. Como Odilon é o narrador da versão em áudio do livro “Tudo é rio”, obra de estreia da autora, sua escolha é justificada em razão de seu trabalho em parceria com a escritora mineira.
Esteves conta que, dado o grande número de autores presentes na 11ª edição do Festival, o volume de conteúdo é extenso. Para valorizar o trabalho de cada escritor e escritora que será homenageado(a) no evento, a dedicação do ator à seleção dos trechos foi intensa, uma vez que se empenhou para contemplar as obras com seus devidos destaques.
Odilon Esteves é ator formado pelo Cefart/Palácio das Artes (MG), com licenciatura em Teatro pela UFMG. No teatro, participou de diversos espetáculos a partir de textos de autores como Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Dostoiévski, Julio Cortázar, Manoel de Barros e Nelson Rodrigues. Seus principais trabalhos no Cinema e na TV envolvem longas-metragens, séries e novelas produzidas pela TV Globo, Bossa Nova Films, Canal Brasil e Globoplay. É também criador da palestra cênico-literária de incentivo à leitura “Para abrir outras janelas”.
O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.