Por Laura Rossetti

As crianças ocuparam o Teatro CBMM no início da tarde desta quinta, 2/10, para assistir à apresentação da escritora, jornalista e mediadora de leituras Alessandra Roscoe, que contou com a participação da jovem escritora Lara Prado. As duas contaram histórias de autoria própria para uma plateia animada e participativa. A atividade deu início à programação infantojuvenil da parte da tarde deste segundo dia do 13º Fliaraxá.

Autora de mais de 50 livros, Alessandra Roscoe começou sua apresentação contando um pouco de como as artes transformaram sua vida, especialmente a música e a escrita. “Eu fui criada em uma casa com piano aberto, em que eu podia brincar. E eu sempre cantei muito”, relembrou. A autora explicou ao público, formado por crianças de aproximadamente 7 anos, qual o significado de escrever em versos. Alessandra contou que o conceito mais bonito de “verso” que ela já ouviu veio de uma criança, que disse: “Verso é a voz da poesia”.

De forma lúdica e educativa, Alessandra Roscoe leu alguns de seus livros para a plateia, como a obra “Se…”, ilustrada por Biry Sarkis e publicada pela Editora Semente; ou ainda “História pra boi casar”, livro ilustrado por Mariana Zanetti e publicado pela Editora Peirópolis. Entre risadas, as crianças acompanharam ainda a história e a música do “O jacaré bilé” (Editora Gaivota), que conta com ilustrações de Ítalo Cajueiro. 

Em seguida, Lara Prado subiu ao palco e se juntou à Alessandra em um bate-papo . Lara é uma jovem escritora que publicou seu primeiro livro em 2024, “Pedacinhos” (Editora da Ponte), para o público infantil. A autora contou para as crianças a história da obra, que aborda temas como atoconhecimento e autoestima, e conta com lindas ilustrações de Samanta Flôor. O livro narra a trajetória de Olavo, que possui amigos animais de diversas espécies, mas não descobriu ainda que bicho ele é e, por isso, sai à procura de sua própria identidade. 

A apresentação completa já está disponível para acesso no YouTube do Fliaraxá.

Sobre o 13º Fliaraxá

O 13º Fliaraxá acontece até dia 5 de outubro, domingo, no Centro Cultural Uniaraxá. O festival conta com mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades são gratuitas.

Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.