
Maratona “Seja Breve” reúne leitores em experiência imersiva de leitura e escrita no 13.º Fliaraxá
Na tarde desta quinta-feira (3/10), o 13.º Festival Literário Internacional de Araxá abriu espaço para uma proposta singular: a Maratona Seja Breve – projeto de leitura que ocorre no Fliaraxá com livros publicados pela editora Seja Breve. A maratona, que teve todos os ingressos esgotados, convidou os leitores para um mergulho profundo na literatura, com tempo dedicado à leitura integral de um livro surpresa e à produção de um texto autoral, escrito à mão, a partir da experiência vivida.
Bernardo, escritor e um dos fundadores da editora Seja Breve, ao lado de Cadão Volpato ( também é escritor), ressaltou a força dessa prática silenciosa e foco efervescente que conecta pessoas durante o festival. “É um projeto muito bonito que envolve as pessoas. Isso ficou visível lá em Paracatu [durante a Fliparacatu] e ficou visível aqui em Araxá, com um comparecimento bem bacana. A maratona é uma forma diferente e criativa de estimular a leitura e de criar um ambiente propício para que as pessoas leiam e escrevam depois um texto”, destacou Bernardo sobre a Maratona Seja Breve.
Segundo ele, o gênero é livre: pode ser uma crítica, uma resenha, um poema ou uma reflexão pessoal. “A pessoa pode escrever as impressões dela sobre o livro. Eventualmente até criticar o próprio livro ou criar um poema a partir da leitura. É bastante livre nesse sentido”, explicou. Em Paracatu, lembra Bernardo, a experiência foi marcante: “Recebemos textos lindos, textos que os autores ficaram muito contentes de ler e receber”.
A maratona premia os dez textos mais bem avaliados, de acordo com critérios como clareza, criatividade, argumentação e correção gramatical. Cada selecionado receberá R$300, na manhã deste sábado (4/10). “A escolha desses textos é uma responsabilidade grande. Eu me preparei para isso, descansei ao longo do dia para poder ler com atenção e respeito. Não sei quantas horas vou levar, mas, certamente, vou avaliar cada texto com muito carinho”, contou Bernardo, que iniciará o processo de avaliação, a partir das 22h, data limite para os leitores/escritores entregarem o texto.
Bernardo conta que quando anunciaram a criação da Seja Breve, muitos escritores surgiram interessados, além disso, outras pessoas foram convidadas. “Convidamos pessoas que sabíamos que tinham histórias fortes para contar. Alguns já eram escritores reconhecidos, mas outros estavam publicando pela primeira vez. Foi o caso de Paula Lopes Ferreira, psicóloga que estreou como autora na nossa editora, com a obra de autoficção ‘Despaixão’. O livro é baseado em sua vivência pessoal de violência doméstica e traz um texto duro, mas escrito de forma muito criativa, com metáforas, ironias e até humor”, comentou.
Os livros da Seja Breve estão disponíveis em livrarias físicas e on-line, com distribuição nacional. Para Bernardo, levar a maratona aos festivais literários amplia o alcance da iniciativa: “A ideia é que possamos reproduzir isso em todos os festivais e até em outras instâncias que encontrarmos. Tenho certeza de que será uma parceria duradoura, porque é uma forma de estimular a leitura e valorizar quem escreve”.
Sobre o 13.º Fliaraxá
O 13.º Fliaraxá ocorre de 1.º a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento acontece em mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.
Serviço:
13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1.º a 5 de outubro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita