Encontro com os autores Adriano Rodrigues, Rafael Nolli, Evânio Bezerra (Jimmy Rus) e Yuri Afonso, com mediação de Alisson Romualdo (Foto: Drigo Diniz)

Após um dia de estreia emocionante do 11.º Fliaraxá, o segundo dia do Festival teve início com uma programação matinal voltada para o público infantojuvenil. A programação envolveu palestras voltadas para os pequenos, apresentadas de forma lúdica e musical, bem como mesas de debate para adolescentes. Alguns nomes que passaram pelas atrações do período da manhã são Tino Freitas, Alisson Romualdo, Antônio Bonesso, Amanda Abdalla, Ana Claúdia Theodoro, Carla Silva, Lúcio Gama e Luciano Moicano.

As temáticas perpassaram rodas de violão, contação de histórias, poesias, projetos literários e, é claro, o tema do 11.º Fliaraxá: Educação, Literatura e Patrimônio. Ao longo do evento, diversos escritores foram mencionados – desde participantes do Festival, como Leo Cunha e Rafael Nolli, curadores da programação infantil do 11.º Fliaraxá, como nomes que não estavam presentes, a citar Bell Hooks e Cristiane Sobral.

Houve bastante interação do público com os(as) palestrantes, que cantou, dançou, criou rimas e focou nas mensagens transmitidas por eles. Além de ouvir o que era dito, era perceptível que havia uma escuta ativa de ambas as partes: dos espectadores para  com os(as) palestrantes e vice-versa.

Além da programação do 11.º Fliaraxá, outros atrativos puderam ser conferidos pelo público, como o Espaço Ubuntu, onde é possível comprar peças de artesanato. Logo ao lado, no espaço destinado ao Fliaraxá Gastronomia, alguns estandes de alimentação se encontravam abertos, mas o que realmente chamou a atenção do público infantojuvenil foram os foodtrucks dispostos no espaço do evento.

Os patrocinadores do 11.º Fliaraxá criaram espaços e ativações para o público desfrutar ao máximo do Festival. A Cemig disponibilizou balões para a parcela infantil, bem como um tótem de fotografia com impressão instantânea – este, destinado a todos os públicos. De mesmo modo, a TV Integração criou um espaço de descompressão, onde foram dispostos pufes e um tótem para carregar celulares e demais aparelhos portáteis. Com a temperatura da cidade aumentando ao longo da manhã, os visitantes do Fliaraxá passaram a interagir cada vez mais com as atrações do evento.

Com a livraria cheia, o pavilhão tomado por crianças, adolescentes e discursos antirracistas e de resgate de patrimônio, o segundo dia do 11.º Fliaraxá segue o planejamento do Festival de incentivar e disseminar a leitura, assim como outros ideais de humanidade e igualdade.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

Informações:

@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br
WhatsApp: 31 9 9204-6367 – Jozane Faleiro