Livros do autor belo-horizontino de apenas 13 anos misturam ficção científica e mitologia

O 10.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – recebe o grupo de dança Primeiro Ato para apresentar um espetáculo baseado na obra do belo-horizontino Cacá Gontijo que, com apenas 13 anos, é autor de uma série de livros de ficção. A apresentação ocorre no 12 de maio, quinta-feira, às 18 horas, no Palco Itamar Vieira Junior, na área em frente ao Grande Hotel de Araxá.

Segundo a diretora do Primeiro Ato, Suely Machado, a apresentação vai ser inspirada nas personagens dos livros de Cacá Gontijo, incorporando também elementos de sua obra, como o conflito entre bem e mal. “As personagens de ficção científica criadas pelo Cacá têm a ver com personagens da mitologia, com filosofia e com a realidade do mundo em que a gente vive hoje. Então, o que a gente vai procurar fazer é, com essa performance, traduzir o espírito do corpo dessas personagens”, afirma.

A obra de Cacá Gontijo

Ricardo Valadares Gontijo Valle, mais conhecido como Cacá Gontijo, tem apenas 13 anos e é autor de diversas obras de ficção. Ele publicou seu primeiro livro, O bestiário das criaturas, aos 10 anos. Depois veio a sequência de livros da personagem Necromance, um ser poderoso e milenar que, cansado de vagar sozinho pelo universo, decide criar seres e planetas que mudam completamente sua história. A série é composta pelos livros Necromance e a conquista do planeta dos dragões, Operação necromance: o confronto e Operação necromance: o final.

Cacá já participou como autor convidado de diversos eventos literários como a Comic Con Experience, em São Paulo, e a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. No Fliaraxá, os livros de Cacá Gontijo estarão em um estande na Livraria do Barreiro, instalação montada na área externa do Grande Hotel Termas de Araxá durante os dias do evento – de 11 a 15 de maio.

Primeiro Ato – 40 anos

Bailarinos do Primeiro Ato (Foto: Guto Muniz)

Em 2022, o Primeiro Ato comemora 40 anos de existência, marcados pela ação ininterrupta no cenário artístico brasileiro, com produções, espetáculos, turnês, ações de formação e de intercâmbio de artistas. Dirigido pela bailarina Suely Machado, o Grupo tem o propósito de investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos, que exploram o diálogo entre as artes. Isso acontece com a colaboração entre bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos, arquitetos, músicos, entre outros, em processos de pesquisa, encenação e produção.

O Ministério do Turismo e a CBMM apresentam em caráter de exclusividade o 10.º Fliaraxá, com o patrocínio da Cemig e do Itaú e apoio da Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Zema, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica, Central Única das Favelas – Cufa – de Araxá, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço:

10.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 11 a 15 de maio, de quarta-feira a domingo

Tema: “Abolição, Independência e Literatura”

Formato híbrido – transmissão em tempo real pelas plataformas do Festival: Youtube e Facebook do @fliaraxa

Locais: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo e Fundação Cultural Calmon Barreto.

Informações para a Imprensa:

Jozane Faleiro | 31 99204-6367 | jozane@sempreumpapo.com.br