O 13.º Fliaraxá abriu espaço nesta sexta-feira, 3 de outubro, para conversar sobre a relação do público jovem com a leitura nos dias de hoje. A mesa “O livro e a Geração Z” foi realizada no Auditório da Biblioteca e teve mediação de Maria Nair Vieira. A atividade reuniu as estudantes Ana Rita Cardoso e Anna Júlia Cordeiro, curadoras da biblioteca da escola onde estudam. A conversa apresentou um case de sucesso literário: como as duas colegas trabalharam para ressignificar o contato com os livros no ambiente escolar.

A Geração Z reúne os jovens nascidos entre o fim dos anos 1990 e meados de 2010, crescidos em meio à internet e às redes sociais. Hiperconectados e habituados a múltiplas linguagens de comunicação, eles também buscam experiências autênticas e valorizam espaços de acolhimento, como bibliotecas e centros culturais. O ponto de partida foi a ideia de que as bibliotecas deixaram de ser apenas lugares silenciosos de consulta e estudo para se tornarem espaços de acolhimento e convivência. Segundo a discussão, os jovens da chamada Geração Z – muitas vezes vistos como dispersos e afastados dos livros – são, na realidade, os que mais ocupam bibliotecas e espaços públicos dedicados à leitura.

Com forte consciência social, ambiental e política, costumam se engajar em causas coletivas e mostram que a leitura, quando ganha sentido, pode ir muito além do livro físico, transformando escolas e comunidades. Um exemplo é quando Ana Rita e Anna Júlia decidiram assumir o papel de curadoras da biblioteca escolar. O gesto ganhou força ao transformar o ambiente em um espaço vivo, pensado a partir das necessidades e desejos dos próprios alunos. A iniciativa resultou em um aumento significativo do interesse pela leitura entre os estudantes, bem como entre professores e funcionários.

Assista a conversa completa:

 

Sobre o 13.º Fliaraxá

O 13.º Fliaraxá ocorre de 1.º a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento acontece em mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades do Festival são gratuitas.

Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.

 

Serviço:

13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1.º a 5 de outubro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliaraxa
Entrada gratuita