
Por Laura Rossetti
Madu Costa despertou gargalhadas nas crianças que estavam na plateia do Teatro CBMM, na tarde desta sexta-feira, 3/10. Com o pandeiro em mãos, a escritora divertiu o público, que bateu palmas espontaneamente e cantou junto. A apresentação, que fez parte da programação Infantojuvenil do 13.º Fliaraxá, teve a participação da escritora Bianca Santana.
As canções que Madu cantou, dançou e cantou, mais do que divertimento, foram também educativas, ao trazer nomes de países africanos e expressões populares. “O continente África tem 54 países. Não vai dar pra cantar sobre todos”, brincou. Madu, que é também professora e tem aproximadamente 30 livros publicados, mostrou às crianças algumas de suas obras, como “Zuza” (Editora Cora) e “Tudo é mar” (Brinque-Book), sua publicação mais recente. A autora contou, de forma lúdica e envolvente, a história do seu livro “Embolando palavras” (Penninha Edições).
Quando Bianca Santana subiu ao palco, ela deu continuidade à viagem pela literatura contando a narrativa do seu livro “Quem limpa?” (Companhia das Letrinhas). A obra, com leveza e despertando a curiosidade, convida as crianças a refletir sobre o trabalho doméstico e a importância do respeito e do cuidado com o outro.
Em seguida, a autora leu um trecho do seu livro “Diálogos feministas antirracistas (e nada fáceis) com as crianças” (Editora Camaleão). “Fiz um livro de conversas difíceis”, definiu a autora. A obra nasce com o propósito de explicar às crianças sobre os espinhos da sociedade brasileira – como a desigualdade social, o machismo e o feminismo – sem ferir a inocência própria da infância. “É muito bom quando a gente pode conversar sobre qualquer assunto, mesmo que seja um assunto difícil”, disse a autora, com a concordância da plateia.
Sobre o 13.º Fliaraxá
O 13.º Fliaraxá ocorre de 1.º a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento acontece em mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.