
A escritora portuguesa Rute Simões Ribeiro, uma das convidadas internacionais da 13.ª edição do Fliaraxá, fará duas sessões de autógrafos durante a programação do Festival. As atividades acontecem no dia 2 de outubro, quinta-feira, às 18h, bem como no sábado, dia 4, às 16h. Nas ocasiões, os visitantes do Fliaraxá poderão conferir o lançamento mais recente da escritora, a obra “O homem sem mim”. Além das rodas de conversa da programação Nacional/Internacional, Rute também ministra a oficina “Ateliê de Criação Literária para a Construção de Asas”, no sábado, 4 de outubro, às 15h, no Espaço Oficina. Para participar desta atividade, é necessário retirar ingresso pela plataforma Sympla – garanta o seu clicando aqui.
“O homem sem mim” é a obra de ficção mais recente de Rute Simões Ribeiro, ganhadora do Prémio Hugo Santos em 2023. A obra retrata a vida pelos olhos de João, carpinteiro septuagenário português, acometido por Alzheimer. Publicado pela Editora Nós, o romance de alta destreza lírica apresenta ao longo de curtos capítulos um narrador-personagem perdido nos caminhos de sua memória, à mercê de lembranças e fluxos de consciência sem sincronia com o presente. João é conduzido pela vida por Carminho, sua esposa e alicerce, que é surpreendida por uma versão passada do marido a cada novo dia. A vida com filhos e netos e as relações com antigos amigos também fazem parte do tecido afetivo abalado pela consciência intermitente de João, cuja cisão entre sujeito e corpo é a pedra de toque de “O homem sem mim”, história de um amor desafiado pelo tempo e pela memória.
Sobre a autora
Rute Simões Ribeiro nasceu em Coimbra. É licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra. Em 2015, foi finalista do Prémio LeYa e, em 2023, venceu o Prémio Hugo Santos. Publicou “A breve história da menina eterna” e “O homem sem mim” pela Editora Nós. Atualmente, mora em Lisboa.
Sobre o 13.º Fliaraxá
O 13.º Fliaraxá ocorre de 1.º a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento acontece em mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.
Serviço:
13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1.º a 5 de outubro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita