
O grupo “Rabiscando no teatro” e a Cia Deu na Telha foram destaques na manhã deste primeiro dia do festival
Por Laura Rossetti
Foto por @sirbag
A 13ª edição do Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá – começou nesta quarta-feira, 1º de outubro, com diversas apresentações teatrais infantojuvenis na parte da manhã. A Cia Deu na Telha, formado pelas palhaças Letícia Boaventura, Priscila Andrade e Míriam Blue, divertiu as crianças com duas apresentações no Teatro CBMM. “Brincando com as palavras” foi o tema do espetáculo apresentado por elas, que contou com bastante interação do público. Além disso, as crianças também assistiram à contação de histórias “Era uma vez…”, apresentada por Erika Machado e Milena, no Auditório da Biblioteca.
O público jovem também conferiu apresentações teatrais. O grupo “Rabiscando no teatro”, liderado por Livia Chumbinho, se apresentou para estudantes adolescentes do Colégio Gabarito, de Uberaba. A atriz Sophia Rodrigues Caetano, de 16 anos, interpretou um trecho da clássica tragédia “Antígona”, de Sófocles, escrita por volta do século IV a.C. Sua interpretação foi acompanhada pelo belo som do contrabaixo tocado por Mariana Lucatti, de 17 anos.
Em seguida, a atriz Ana Júlia Duarte Severino, 16 anos, interpretou um texto do uruguaio Eduardo Galeano. O trecho em questão era sobre o famoso ator e comediante britânico Charlie Chaplin, notável pelo uso da mímica no começo do século XX, época do cinema mudo.
Acontece à tarde
A programação infantojuvenil continua na parte da tarde, às 14h, com a oficina “O teatro enquanto processo criativo, coletivo e reflexivo”, com Narlo Santos, no Auditório da Biblioteca. Também neste horário, o escritor e músico Tino Freitas apresenta um espetáculo para as crianças no Teatro CBMM. Este também será o palco da apresentação dos escritores Leo Cunha e Rafael Nolli, às 15h.
Sobre o 13.º Fliaraxá
O 13.º Fliaraxá ocorre de 1.º a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento acontece em mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.
Serviço:
13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1.º a 5 de outubro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita