
Durante os dias do Festival, ficam em exibição as fotografias dos 85 afroempreendedores e educadores retratados nas edições de 2022 e 2023 do “Muros Invisíveis”
Em 2022, na 10ª edição do Fliaraxá, a mostra “Muros Invisíveis” surgiu como uma ação de visibilidade e reconhecimento para expôr rostos, trajetórias e vozes invisibilizadas. Na ocasião, sob a curadoria de Marisa Rufino e Carlos Vinícius Santos, 42 afroempreendedores de Araxá foram homenageados, tendo suas trajetórias e retratos – registrados pelo fotógrafo Gabriel Sirbag – expostos em totens no centro da cidade.
No ano seguinte, Gabriel se juntou ao fotógrafo Flávio Victor – cujo nome artístico é Flattor – para novamente fotografar moradores de Araxá – desta vez, educadores. Foram 43 professoras e professores negros homenageados na mostra, intitulada “Muros Invisíveis – Educação”.
Esta segunda edição recebeu um complemento visual importante: o artista visual Matheus Black contribuiu com um mural no qual ele fez uso de técnicas de ilustração digital, graffiti e afroart para harmonizar com as fotografias e criar um diálogo entre a exposição e a arte de rua.
“Muros Invisíveis – Exposição Homenagem”
Agora, o 13.º Fliaraxá, que ocorre de 1.º a 5 de outubro de 2025, apresenta uma exposição que presta homenagem às suas edições do “Muros Invisíveis”, que marcaram a história do Festival e da cidade. Intitulada “Muros Invisíveis – Exposição Homenagem”, a mostra ficará em exibição no Foyer Professor Venâncio Ferreira, localizado na entrada do Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá, durante o período de realização do Festival.
Esta homenagem apresenta 42 telas em tamanho A3, com as fotografias dos 85 afroempreendedores e educadores retratados nas exposições de 2022 e 2023. São pessoas negras que representam coragem, educação, empreendedorismo, cultura e identidade.
Sobre o 13.º Fliaraxá
O Fliaraxá é viabilizado por meio da Lei Rouanet e apresentado pelo Ministério da Cultura e pela CBMM, que, em 2025, completa 70 anos de fundação. O patrocínio é do Itaú e da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá e da Academia Araxaense de Letras, em uma realização da Associação Cultural Sempre um Papo. Toda programação é inteiramente gratuita, com tradução simultânea em Libras e transmitida on-line pelo canal @fliaraxa do Youtube.
Serviço:
13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1.º a 5 de outubro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube e Instagram @fliaraxa
Entrada gratuita