O 11.º Festival Literário de Araxá – o Fliaraxá – acontecerá de 5 a 9 de julho, no Estádio Municipal Fausto Alvim, no Centro de Araxá, com entrada gratuita.

O tema “Educação, Literatura e Patrimônio” vai nortear os debates e palestras do evento, que tem como autores homenageados Mário de Andrade, Eliana Alves Cruz e Líria Porto.

Alguns dos principais nomes da literatura brasileira e internacional estarão presentes. Além disso, haverá atrações infantis, juvenis, Prêmio de Redação, lançamentos de livros, shows e uma feira gastronômica.

A estrutura conta com três auditórios, grande livraria, área de leitura e lazer, num espaço de mais de 2 mil metros quadrados.

Confira a programação Araxá/Regional abaixo!

Dia 6/7 – quinta-feira

13h – Academia Juvenil de Letras de Araxá – Roda de conversa com jovens escritores – “A escrita literária e seus estilos” (Auditório 3)

14h – Ana Luiza Ribeiro de Melo Silva, Lisa Alves, Mariana Santos e Iris Santiago conversam sobre poesia na mesa “Escritos falados” (Auditório 3)

15h – Dr. José Sebastião Chaer Dib, Silvia Souza, Nilza Contato Balieiro e Wanessa Borges debatem o “Etarismo” (Auditório 1)

16h – “Histórias e memórias de Araxá”, com Erilda Marques Pereira da Rocha, Junia Dettoni de Paiva, Oswaldo Teixeira Afonso e Luiz Humberto França. Lançamento dos livros “Um século de histórias e memórias”, de Erilda Marques, e “Biografia de Wander Afonso Reis”, por Oswaldo Teixeira Afonso (Auditório 3)

16h – Leni Nobre e Emerson Silva. Mediação: Pedro Reis. “A Educação como patrimônio histórico e cultural”. (Auditório 2)

17h – “A poesia como instrumento defesa do Patrimônio”, com Heleno Alvares e Mara Senna . Mediação Nicole Lima. (Auditório 3)

18h – “Adinkra. Sabedoria e Patrimônio” Palestra com Marlette Menezes (Auditório 3)

20h – “Papoeira: descolonizando pensamentos – com o Professor Nego Sinhá e alunos do Giga Araxá” (Auditório 3)

Dia 7/7 – sexta-feira

13h – Academia Juvenil de Letras de Araxá, com a “Roda de conversas” e o tema “Que história você tem para contar?” (Auditório 3)

14h – Luciane Diniz, Mirthes Miriam e Silla Silva conversam sobre “Saúde mental e superação na Literatura”. Lançamento dos livros “O sistema”, de Luciane Diniz, e “Chamadas para curar”, de Mirthes Miriam (Auditório 3)

15h – “Patrimônio Histórico e Literatura como produção de memória coletiva” é a conversa que terão Ana Paula Machado Kikuchi, Glaura Teixeira Nogueira Lima e Renato Muniz B. Carvalho. Lançamento do livro “As voltas que a vida dá”, de Renato Muniz B. Carvalho (Auditório 3)

16h – Andreia Donadon, Catia Lemos, JB Donadon e Vilma Cunha Duarte falam sobre “Aldravias – A revolução minimalista” (Auditório 1)

17h – “Gastronomia de Araxá e seus Patrimônios Imateriais” é o tema da conversa entre Belma Nolli, Pedro Ladeira e Mercedes Gonçalves de Paiva. Lançamento do livro “A Admirável Gastronomia Mineira do Horizonte Perdido”, de Mercedes Gonçalves Paiva (Auditório 3)

18h – Lilian Natal, Maria Helena de Jesus e Ton Carteiro relembram 1 ano da morte do escritor Dirceu Ferreira (Auditório 1)

19h – Membros da Academia Araxaense de Letras se encontram para falar de literatura e dos temas do Fliaraxá (Auditório 3)

20h – “Negritando e a questão racial no Brasil” – Zé Ricardo, Leni Nobre e mediação de Marisa Rufino (Auditório 3)

21h – Batalha de RAP – Batalha Araxá (Auditório 3)

Dia 8/7 – sábado

11h – Roda de conversa – “Trancistas” (Auditório 3)

12h – Academia Juvenil de Letras de Araxá e jovens escritores de Ibiá conversam sobre “A poesia que liberta” (Auditório 3)

13h – Juliana Rage e Taty Ferreira e as “Mulheres no cotidiano e seu papel na Educação”. Lançamento do livro “Guia especial para DR”, de Taty Ferreira (Auditório 3)

14h – Lisa Alves, Marlette Menezes e a convidada Carla Senna discutem a “Poesia expandida dos livros às artes visuais”. Lançamento do livro Quando Tudo For Possível, de Lisa Alves e Encantado, de Marlette Menezes (Auditório 3)

15h – “Andanças, a poesia na vida de um carteiro” marca o encontro entre os escritores Ton Carteiro e Hermes Honório da Costa. Lançamento do livro “Andanças de Ton Carteiro”. (Auditório 3)

16h – Eduardo Lucas, Flavio Ramos, Luiz Humberto França, Fátima Amorim e Sonia Martins, integrantes da Asalemg – Associação das Academias de Letras de Minas Gerais – e Daniela da Faria Prado, da Academia de Letras do Noroeste de Minas Gerais, debatem “Os desafios e o futuro das Academias” (Auditório 3)

17h – Cesar Campos e Eduardo Lucas Andrade colocam em discussão a “Psicologia das personagens – Causa e efeitos no escritor e leitor” (Auditório 3)

18h – “Inteligência artificial – Vantagens e desvantagens” será abordada nessa mesa com Elmo Fernandes, Carol Calix, Catarina Gomes e Rafael Nolli. Mediação de Cesar Campos (Auditório 3)

19h – Fechando o sábado, na programação Araxá e Região, os convidados são especialistas que vão falar sobre “Direito e Literatura – Reflexões sobre realidade e ficção”, com o Dr. Fernando Armando Ribeiro, desembargador de Justiça Militar de MG, os juízes de direito Drs. José Aparecido Fausto de Oliveira e Renato Jardim, com o promotor de justiça Marcus Paulo Queiroz Macêdo. Lançamento do livro “Retratos de primavera”, do Dr. Fernando Armando Ribeiro (Auditório 3)

20h –  Batalha de Slam: “Slam Araxá na rota do Slam MG 2023” (Auditório 3)

Dia 9/7 – domingo

12h – “Protagonismo feminino na Literatura” irá reunir Adircelene Batista e Silva, de Lagoa da Prata, Cecy Barbosa Campos, de Juiz de Fora, Fátima Peres e Rosana Ferreira Silva, de Arcos (Auditório 3)

13h – Daniel Coelho, Leonardo Camisassa e Marilene Teodoro do Clube Literário de São Gotardo, com o tema “Leitura coletiva na formação de leitores”. Mediador Jordano Souza (Auditório 3)

13h – Flávia Lins e Silva e Alexander Martin Silveira Gimenez. Mediação: Birgit Yara Frey Riffel. “A preservação do Moderno” (Auditório 2)

14h – “Oralidade na poesia” marca o encontro de Day, Iris Santiago, Lisa Alves e Zeus (Auditório 3)

15h – Consuelo Pereira, Hildebrando Pontes, Iná Bittencourt, João Eurípedes Sabino, Jorge Alberto Nabut e Olga Frange, membros da Academia de Letras do Triangulo, fazem mesa comemorativa dos 60 anos da entidade.
Lançamento de livros dos autores (Auditório 1)

15h – Frederico Oliveira e Márcio Ketner Sguassábia. Mediação Talma Macedo. “Poesia Hoje em Dia” (Auditório 2)

15h – Batalha de Slam: “Slam Araxá na rota do Slam MG 2023” (Auditório 3)

16h – Batalha de Breaking –  (Auditório 1)

16h – Carmen Ferreira, Geovania Moura, Kelly de Souza Pires, Pollyana Amaral e Ton Carteiro são os integrantes do Grupo Transformador e vão debater “A importância da preservação do Patrimônio” (Auditório 3)

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul / Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

Informações:

@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br

Informações para a Imprensa:

E-mail: imprensa@fliaraxa.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA