Flitabira apresenta exposição “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond”

Flitabira apresenta exposição “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond”

  • Post category:Notícias

“Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond” é o nome dado à exposição que o Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira –  inaugura, no dia 10 de julho, sábado, às 17h30, na Praça do Areião, em Itabira, aberta à visitação pública. A mostra inédita apresenta 21 ilustrações, dispostas em totens de até três metros de altura, feitas pelo pintor Cândido Portinari, que receberam poemas de Carlos Drummond de Andrade. A inspiração para os desenhos é o livro “Dom Quixote de La Mancha”, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616).

“Colocar os poemas de Drummond e as telas de Portinari na Praça do Areão, aberta ao público, ao ar livre, sem aglomerações e cumprindo os protocolos de prevenção da Covid-19 é o melhor abre-alas que o Flitabira pode pedir à população de Itabira”, destaca Afonso Borges, idealizador da exposição e criador do Flitabira.

 

Dom Quixote Portinari e Drummond

Carlos Drummond de Andrade e Cândido Portinari foram amigos durante longos anos. Portinari já estava no fim da vida e sofria com a intoxicação causada pelas tintas que o acabaria matando quando recebeu, do editor José Olympio, a encomenda para ilustrar a segunda edição de uma tradução para o português de “Dom Quixote de La Mancha”.

Os desenhos começaram a ser feitos em 1956 e, como não podia usar pincel, Portinari retratou o “cavaleiro da triste figura” com lápis de cor. O resultado das 21 ilustrações ficou tão impactante que motivou Carlos Drummond de Andrade a fazer um poema para cada uma delas. O livro só foi editado no final de 1972, depois da morte do artista.

Para marcar a abertura da exposição “Ocupação Dom Quixote- Portinari e Drummond”, no dia 9 de julho, sexta-feira, às 19h, acontece uma live entre João Cândido Portinari, filho do pintor  Cândido Portinari, idealizador do Projeto Portinari, e o artista plástico Pedro Drummond, neto do poeta Carlos Drummond de Andrade, com a mediação de Afonso Borges. A transmissão será pelas redes sociais do Sempre Um Papo (@sempreumpapo) e do Flitabira (@flitabira).

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Carlos Drummond de Andrade.

 

Serviço:

Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira apresenta a exposição Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond

De 10 de julho a 10 de setembro de 2021

 

Live Flitabira

9 de Julho, sexta-feira, às 19h, com João Cândido Portinari e Pedro Drummond – Mediação de Afonso Borges – acesso gratuito pelo youtube e redes sociais do @flitabira  e @sempreumpapo

Mais informações: @flitabira – Facebook, Instagram e Twitter

Informações para a Imprensa:

Jozane Faleiro | 31 99204-6367 | jozane@sempreumpapo.com.br